CINEMA

Clássico romântico Um Homem, Uma Mulher, é celebrado na Aliança Francesa

Longa-metragem premiado em Cannes e no Oscar completa 50 anos

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 03/03/2016 às 15:54
Divulgação
Longa-metragem premiado em Cannes e no Oscar completa 50 anos - FOTO: Divulgação
Leitura:

Em maio de 1966, há quase 50 anos, o Festival de Cannes deu a Palma de Ouro ao longa-metragem Uma Mulher, Um Mulher,  certamente o filme mais romântico premiado na história do Festival. O júri preteriu filmes como Doutor Jivago (David Lean), O Exército Brancaleone (Mario Monicelli), O Segundo Rosto (John Frankenheimer) e o brasileiro A Hora e a Vez de Augusto Matraga (Roberto Santos) pela estreia de Claude Lelouch.

O Atelier Cinema, o cineclube da Aliança Francesa do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466 - Derby) adianta-se nas comemorações do cinquetenário da obra Lelouch e promove uma sessão especial, nesta sexta-feira (4/3), às 19h30, com entrada franca. Após a sessão, a mestre e doutoranda em cinema Catarina Andrade bate um papo sobre o filme.  

Um Homem, Uma Mulher foi um dos maiores sucessos internacionais do cinema francês da época. Ganhou até o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano seguinte. A maneira estilosa de filmar de Lelouch, com longos planos sequências, câmera na mão e muito requinte fotográfico - as cenas se misturam em preto e brnco e em cores -, seriam copiado a exaustão pela publicidade.

Embora o estilo tenha sido pouco aceito pela crítica francesa da época - estávamos no auge da politizada Nouvelle Vague -, a história de amor tocou os corações de muitos homens e mulheres, principalmente aqueles que sonhavam com uma segunda chance no amor. Um Homem, Uma Mulher conta a história de Jean-Louis Duroc (Jean-Louis Trintignant) e Anne Gauthier (Anouk Aimée), dois viúvos recentes que encontram uma nova chanche de relacionamento, apesar dos fantasmas dos relacionamentos passados. 

A trilha sonora de Francis Lai também marcou época, inclusive pela presença da bossa nova brasileira, com a canção Samba Saravá, de Vinícius de Moraes e Baden Powell. Os 50 anos de realização não tiraram a aura "très chic" de Um Homem, Uma Mulher. 

Últimas notícias