LINDEZA

Cine Lindeza estreia com 'O Começo da Vida', de Estela Renner

Sessão faz parte do Projeto Lindeza, da recifense Gabriela Vasconcellos Cavalcante

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 29/06/2016 às 8:15
Projeto Lindeza/Divulgação
Sessão faz parte do Projeto Lindeza, da recifense Gabriela Vasconcellos Cavalcante - FOTO: Projeto Lindeza/Divulgação
Leitura:

“Fazer sentir mais que pensar” é o mote do Lindeza, projeto idealizado pela jornalista recifense Gabriela Vasconcellos Cavalcante. Surgido em 2013, inicialmente como uma página virtual destinada à postagens que estimulassem positividade, o projeto vem somando atividades em diversas linguagens artísticas para ressaltar as sutis belezas do cotidiano. Às 19h de hoje, Gabriela inicia mais uma dessas atividades, o Cine Lindeza. Com sessões programadas para as últimas quartas-feiras de cada mês, a proposta do encontro é exibir filmes que façam pensar sobre os acontecimentos - individual e coletivamente. Na abertura, o documentário O Começo da Vida, de Estela Renner, reflete sobre o papel dos sete primeiros anos de vida na formação do indivíduo.

A intenção de compartilhar bons sentimentos através de ações práticas começou em novembro de 2015. Em parceria com a Associação Brasileira Pelo Direito de Brincar e à Cultura (IPA Brasil), o Lindeza trouxe pela primeira vez ao Nordeste a capacitação Agentes do Brincar. Baseada nos princípios da ludoeducação, a iniciativa preparou os agentes para estimular os pequenos a brincar de maneira livre e criativa, através de jogos, sozinhos ou em grupos. Como encerramento da capacitação foi promovido o primeiro Dia do Brincar, disponibilizando para crianças e adultos o encantamento proporcionado por piões, petecas e bolas de gude, modernamente trocados por celulares e dispositivos eletrônicos.

Com o Lindeza ganhando caráter de empresa social, Gabriela seguiu com a vontade de dar leveza ao dia a dia através do Sorrir Junto, ação na qual Roberto Arrais fotografou participantes e transeutes da segunda edição do Dia do Brincar, em maio de 2016, e posteriormente distribuiu os sorrisos retratados pelos muros do Centro do Recife. “Um dos senhores me pediu que autografasse a foto dele para que emoldurasse e levasse para casa”, conta satisfeita bela boa recepção. Assim como as demais iniciativas, Sorrir deve ganhar uma próxima edição em breve.

A terceira aposta de Gabriela na troca coletiva de razão e sentimento chega agora em formato de Cineclube, conduzido pela vontade da natureza. “O período das chuvas acaba dificultando as brincadeiras ao ar livre, por isso a ideia de exibir filmes que nos faça discutir o brincar em seus muitos aspectos, assim como aconteceu na sessão de Tarja Branca (de Cacau Rhoden), no Dia do Brincar deste ano”, explica ela.

Além de O Começo da Vida, já estão escalados para o Cine Lindeza O Menino e o Mundo, animação de Alê Abreu que fez sucesso por expor questionamentos sobre a vida a partir do olhar infantil, e Quem Se Importa?, filme dirigido Mara Mourão, sobre empreendimentos sociais espalhados por 19 países. Além do diálogo com os temas que rodeiam a existência do Projeto Lindeza, os filmes tem o ponto comum de abordar viagens pelo mundo em busca de respostas para uma pergunta inicial. A escolha, de acordo com Gabriela, não foi intencional. “Em um momento de insatisfação profissional fiz uma viagem que acabou me levando para dentro de mim também. Acredito muito na sintonia entre os acontecimentos e a seleção dos filmes pode ter sido um reflexo dessa busca”, detalha.

Estudante de arteterapia, ela pretende, além de continuar os três projetos já estruturados, organizar uma comemoração diferente para o Dia das Crianças de 2016. Ao invés de comprar um brinquedo novo, a criançada poderá trocar os que já tem com os colegas. Ela explica que está aberta à parcerias com empresas ou pessoas que possam patrocinar as ações e torná-las mais frequentes. Tanta atenção voltada para quem está no começo da vida ela explica assim: “a primeira infância tem me encantado muito e cada vez mais acredito que moldando as pessoas pelo início gente muda o final também. É importante resgatar a pureza e o afeto da infância para além das crianças. Todas as ações do Lindeza tem esse alvo comum”, finaliza.

Últimas notícias