CINEMA

Janela Internacional de Cinema tem dia com filmes e festa

Entre os destaques, os clássicos Eles Vivem, Eles Usam Black Tie e O Porteiro da Noite

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 01/11/2016 às 12:26
Divulgação
Entre os destaques, os clássicos Eles Vivem, Eles Usam Black Tie e O Porteiro da Noite - FOTO: Divulgação
Leitura:
Antecipando a madrugada do feriado de finados, a organização do Janela Internacional de Cinema do Recife promove uma festa inédita no festival, a partir das 0h30 desta quarta-feira. Trata-se do Cine Karaokê, que será realizado em parceria com o pessoal do festival Sofilm Summercamp, de Nantes, na França. O cineasta Kleber Mendonça Filho, idealizador do Janela, esteve no Sofilm este ano com Aquarius e o longa-metragem O Estranho que nós Amamos, de Don Siegel, que ele indicou para passar em sessão dupla com seu filme. Na festa, os participantes vão poder cantar e dançar com cenas protagonizadas por Serge Gainsbourg, Marilyn Monroe, Tom Cruise e John BElushi. A festa acontece no Haus Lajetop & Beergarden, no Pina.

DICAS DO DIA


Mas até que a festa comece, muitos filmes vão rolar nas telas do Cinema São Luiz e do Cinema do Museu, nesta terça. Aqui vão algumas dicas da programação de hoje.

1) O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues. Quinto longa-metragem do cineasta português, vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Locarno, na Suíça, em agosto passado. O filme acabou de estrear em Portugal e está fazendo uma brilhante participação nos festivais internacionais. Interpretado por Paul Hamy, conta a história de um ornitólogo que enfrenta um série de medos e o risco de afogamento ao descer a escorredeira de um rio numa floresa. O Fantasma, Odete, Morrer Como um Homem e A Última que Vez que Vi Macau, os filmes anteriores do diretor, garantiram ao diretor o renome de um dos mais importantes do cinema português atual.




2) Eles Vivem, de John Carpenter. Uma das joias mais desconhecidas da década de 1980, o longa de John Carpenter é uma ficção científica com os pés no chão. Um estivador, que perambula por trabalho de cidade e cidade, entra no meio de uma confusão e acha um óculos escuros que descortina um realidade aterradora. Ele vê, através dos óculos, que os alienígenas já estão entre nós. São figuras horrendas, que parecem humanos, e dominam a sociedade por meio de mensagens subliminares travestidas de frases consumistas. Um deslumbre. Sessão imperdível.  




3) O Porteiro da Noite, de Liliana Cavani. Filme antólogico que passou várious anos proibido até que fosse liberado pela censura brasileira, no começo dos anos 1980, durante a chamada "abertura". Trata-se de uma drama envolvendo uma sobrevivente de um campo de concentração e um torturador nazista. Anos depois do fim da guerra, Lucia Atherton (Charlotte Rampling) encontra o oficial nazista Maximilian Theo Aldorfer (Dirk Bogard), que agora trabalha como poreiro de um hotel em Viena. O encontro é explosivo e reacende a relação sadomasoquista que tiveram no passado.



4) Eles Não Usam Black Tie, de Leon Hirszman. Em virtude do cancelamento da master class da cineasta argentina Lucrécia Martel, que teve um impedimento pessoal para viajar ao Recife, o público que não pôde assistir ao longa-metragem brasileiro,  na sexta-feira passada, na inauguração da Sessão Abraccine, terá uma segunda chance, às 15h, no Cinema do Museu. Adaptado de uma peça de Gianfrancesco Guarnieri, o filme é muito atual, pois foi filmado no Grande ABC paulista, no começo do anos 1980, durante as greves trabalhistas que marcaram a época. O longa trata de uma família dividida durante uma greve, com um operário jovem (Carlos Alberto Riccelli), prestes a se casar com a namorada grávida (Bete Mendes), que enfrenta o pai (Guarnieri), um líder sindical. 

Programação desta terça-feira (1º/11/16)


Cinema São Luiz 

15h40 | COMPETITIVA LONGAS: O Ornitólogo, João Pedro Rodrigues - 118 min
18h | COMPETITIVA CURTAS INTERNACIONAL 2: Moeda Corpo - 82 min
19h45 | COMPETITIVA CURTAS NACIONAL 3: Santas, Diabas e Outras Entidades - 85 min + debate
22h | CLÁSSICOS: Eles Vivem, John Carpenter - 93 min
0h30 | Sofilm Summercamp: Cine Karaokê* | *Local: Haus Lajetop & Beergarden (Pina)
 
Cinema do Museu

15h10 | Reprise COMPETITIVA CURTAS NACIONAL 2: Estás Vendo Coisas - 81 min
17h | Eles Não Usam Black Tie, de Leon Hirszman - 123 min.
19h10 | Reprise COMPETITIVA LONGAS: Diamond Island, Davy Chou - 101 min
21h10 | CLÁSSICOS: O Porteiro da Noite, Liliana Cavani - 118 min

Últimas notícias