CINEMA

Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo volta em formato de livro

Fim tem sessão no São Luiz e noite de autógrafos no Brasil, nesta terça (20/12)

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 20/12/2016 às 9:38
Divulgação/Rec Produtores
Fim tem sessão no São Luiz e noite de autógrafos no Brasil, nesta terça (20/12) - FOTO: Divulgação/Rec Produtores
Leitura:
Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo tem uma das trajetórias mais ricas do cinema brasileiro recente. Ao contrário de tantos filmes que entram no esquecimento uma semana depois de visto, o longa dirigido a quatro mãos e dois corações pelo pernambucano Marcelo Gomes e o cearense Karim Aïnouz teima em permanecer na vida dos espectadores.

Cinco anos depois de exibido nos cinemas, o filme volta agora em formato de livro-DVD pela Edições Sesc, num caprichado projeto gráfico assinado pelo artista plástico Arthur Lescher. Para marcar o lançamento, Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo ganha uma sessão hoje, às 19h, no São Luiz, com a presença de Marcelo Gomes, seguido de uma noite de autógrafos no Bar Central (Rua Mamede Simões, 144, Santo Amaro).

LEMBRANÇAS


Até hoje ele se surpreende com o nascimento incomum do filme, em nada parecido com a maneira industrial da produção cinematográfica. "A gente viajou para o Sertão na virada do milênio, sem roteiro, querendo fazer um documentário. Com esse material, fizemos um filme de ficção e agora um livro. Geralmente, acontece o contrário", aponta o cineasta.

O livro traz o texto que Marcelo e Karim criaram para o filme vários anos depois que gravaram as imagens do interior do Nordeste, onde um geólogo, que trabalha numa obra que vai transformar o Sertão, relembra a paixão por uma certa "Galega".

Esse personagem fictício, José Renato, tem a voz de Irandhir Santos. Apesar de estar em cena, ele nunca mostra sua presença física para a câmera. No livro, a fala do personagem é acompanhada por frames retirados do filme, como num álbum de memórias e não apenas como um roteiro.

Para Marcelo, o filme toca num sentimento universal. "Refletir sobre a vida quando você está sozinho. Às vezes, é muito duro lidar com essas lembranças, principalmente quando você se transporta para outro lugar e não consegue se livrar delas", pensa Marcelo.

LITERATURA


Ele e Karim também não queriam que o livro tivesse a aparência de um making of do filme, com entrevistas e cenas de bastidores. "O filme já tem semelhança com a literatura, pois o leitor tem que imaginar quem é aquele personagem que nunca se mostra. Arthur Lescher teve liberdade para trabalhar. O livro ganhou vida própria e traz a mesma emoção do filme para o ato de ler", acredita.

Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo já foi lançado em São Paulo e Fortaleza. A edição foi coordenada por Daniela Capelato e João Vieira Jr, que produziram o filme para a Rec Produtores. O livro tem 224 páginas e custa R$ 65.

Últimas notícias