Fundaj

Petição pede Luiz Joaquim como coordenador do Cinema da Fundação

Documento online foi redigido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/01/2017 às 19:22
Diego Nigro/JC Imagem
Documento online foi redigido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) lançou, nesta sexta-feira (20), petição online pedindo a nomeação do crítico Luiz Joaquim como coordenador do Cinema da Fundação, diante do anúncio de Ana Farache como ocupante da vaga. Lamentando o que considera "falta de reconhecimento institucional" em relação ao trabalho de Luiz, o documento é endereçado ao Ministério da Educação.

O cargo prevê a curadoria da programação dos cinemas da Fundação do Derby e Casa Forte e estava interinamente aos cuidados de Luiz Joaquim desde outubro de 2016, com a saída de Kleber Mendonça Filho. O nome de Luiz, portanto, era dado como certo para dar continuidade à gestão da qual ele fez parte ao lado de KMF desde 2001. A nomeação da fotógrafa Ana Farache, também idealizadora do festival Brasil Stop Motion, portanto, foi recebida com surpresa por muitos setores ligados ao audiovisual. Sobre o assunto, Kleber afirmou que, quando saiu, imaginava que só havia uma opção no sentido de continuidade e ela seria a efetivação de Luiz Joaquim, que seria uma sinalização do trabalho de 15 anos do crítico no Cinema da Fundação.

Leia o documento na íntegra:

"Ao Ministro da Educação Mendonça Filho

Ao Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Otávio Cavalcanti 

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema lamenta a falta de reconhecimento institucional por parte da Fundação Joaquim Nabuco com relação ao crítico pernambucano Luiz Joaquim, que desde 2001 trabalha como programador e coordenador de cinema desta autarquia ligada ao Ministério da Educação, com sede no Recife. No início desta semana, tornou?se público que, após 16 anos de dedicação e experiência, Luiz Joaquim não ocupará o cargo de chefia que já vinha exercendo interinamente desde outubro, quando Kleber Mendonça Filho pediu demissão.

A decisão surpreendeu profissionais do setor e a comunidade cinéfila como um todo.  Cabe aqui deixar claro que não se trata de defender interesses de um associado em detrimento da pessoa indicada pelo MEC / Fundaj, a fotógrafa e produtora Ana Farache, a quem recohecemos pela forte atuação cultural. Tampouco pretendemos questionar os mecanismos internos de funcionamento da instituição.  O que nos mobiliza é a defesa de um projeto de exibição referencial protagonizado por dois profissionais formados na crítica, tendo em vista a desvalorização e redução de tais espaços, tanto na imprensa quanto na programação de salas. Neste sentido gostaríamos de destacar o excelente trabalho realizado por Luiz Joaquim, que atuou de maneira fundamental para que o Cinema da Fundação se tornasse uma referência nacional em qualidade técnica, de programação e formação de público. 

Estamos cientes de que a escolha da pessoa que irá exercer o cargo é de competência da Fundação Joaquim Nabuco, mas gostaríamos de reforçar que essa escolha, da maneira como foi tomada, ameaça a continuidade de um projeto central para o estímulo e renovação da cultura cinematográfica no Recife, comprometendo um ambiente favorável a novos criticos e realizadores de destaque no Brasil e no exterior.  Assim sendo, a Abraccine convida a todos para assinar esta petição, que solicita uma reavaliação por parte da presidência da Fundaj no sentido de que o comando deste importante espaço cinéfilo seja definido de forma transparente e democrática, em consonância com a sociedade e representantes do segmento audiovisual."

Últimas notícias