Audiovisual

Luiz Joaquim deixa a Fundaj e assume coordenação de cinema da Aeso

Luiz afirma que foi difícil cortar "cordão umbilical" com o Cinema da Fundação

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/01/2017 às 12:25
Fabíola Melo/Divulgação
Luiz afirma que foi difícil cortar "cordão umbilical" com o Cinema da Fundação - FOTO: Fabíola Melo/Divulgação
Leitura:

Após anunciar sua saída da Fundação Joaquim Nabuco, nesta terça-feira (31), o jornalista e crítico de cinema Luiz Joaquim vai assumir a coordenação do curso de cinema da Faculdade Integrada Barros Melo (Aeso).

Segundo Luiz Joaquim, sua não efetivação no cargo de coordenador do Cinema da Fundação, substituindo Kleber Mendonça Filho, como era esperado devido ao seu histórico de ligação à instituição, foi uma das principais razões do seu desligamento da Fundaj. A função foi delegada a Ana Farache, fato que gerou protestos, inclusive uma petição online para que Luiz assumisse o cargo.

"Com a saída de Kleber, havia uma natural expectativa minha, e aparentemente de todo mundo, de que fosse levado para o cargo dele, mas isso não aconteceu. O fato me deixou bastante desestimulado, entristecido pelo não reconhecimento, já que estou lá desde o princípio desta trajetória, em 1998, ainda como estagiário, e junto a Kleber e toda a equipe, ajudei a construir essa história", afirmou. "Então, calhou de, no início do ano, a Aeso me fazer esse convite, mas desejo que a nova equipe do Cinema da Fundação tenha sucesso, não promova uma ruptura brusca com o que vinha sendo feito, e aprimore o que for necessário", reforçou.


Segundo Luiz, a instituição de ensino já havia feito convites no passado. "Eles sempre foram muito calorosos. Ajudei a implementar o curso, em 2014, mas foi um trabalho pontual. Agora, terei a chance de coordenar o curso e também lecionar. Ainda assim, não foi divertido. Foi difícil cortar o cordão umbilical com um espaço que você construiu a história desde o início", reforçou.

NOVOS PASSOS

Em comunicado oficial, a Aeso reforçou que Luiz Joaquim esteve presente no curso de cinema "desde o primeiro momento" e que sua ida à instituição é uma aposta "na construção de um curso que prima pela produção cinematográfica, pelo repertório audiovisual, pea transdisciplinaridade e por um corpo docente reconhecido por seus pares".

Últimas notícias