CINEMA

Robin Williams: 66 anos hoje e três de saudade

O ator americano é lembrado em todo o mundo no dia do seu aniversário

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 21/07/2017 às 15:40
Buena Vista/Divulgação
O ator americano é lembrado em todo o mundo no dia do seu aniversário - FOTO: Buena Vista/Divulgação
Leitura:

Poucos atores hollywoodianos deixaram tanta saudade quanto o comediante Robin Williams. Ele morreu em 11 de agosto de 2014, ao se enforcar na casa onde morava, na Califórnia, nos Estados Unidos. Mas, hoje, o mundo celebra, além da saudade, o dia do seu nascimento, quando faria 66 anos.

Robin Williams foi um dos atores mais talentosos e engraçados do cinema americano - dentro e fora das telas. Ao todo, participou de mais de cem filmes. Além de atuar, Williams usava a voz como poucos atores, o que permitiu a ele também dublar personagens de filmes de animação. Quem não lembra do gênio da lâmpada de Aladim, da Disney?

A estreia dele no cinema foi triunfal: simplesmente, ele foi escalado para fazer o marinheiro Popeye. Embora o filme dirigido por Robert Altman, em 1980, não tenha feito o sucesso esperado, o nome de Robin Williams ficou conhecido da noite para o dia. A partir daí, o ator, então com 29 anos, virou figurinha fácil, protagonizando alguns dos filmes mais populares das décadas de 1980 e 1990, o melhor período de sua carreira.

É da década de 1980 seus dois maiores sucessos, em que ele também mostrou que não era apenas um ator cômico, mas um artista completo. Em Bom Dia, Vietnã, de Barry Levinson, de 1988, ele interpretou um personagem real: um soldado da marinha americana, Adrian Cronauer, que não tinha jeito para lidar com autoridades. Na Guerra do Vietnã, Cronauer era DJ de um acampamento militar que se importava também com os habitantes do país invadido, não apenas com sua função no exército. Ninguém esquece o seu "Goooooood morrrrrrrrrrrning, Vietnã", toda vez que iniciava uma transmissão. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pela primeira vez por esse personagem incrível.

No ano seguinte, Williams virou um ídolo da juventude no tocante Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pela segunda vez, no papel do professor John Keating. Assim como o personagem de Bom Dia, Vietnã, o professor da escola preparatória Welton, conhecida por formar jovens com base em valores tradicionais, também vai quebrar normas e influenciar seus alunos para que não sigam as regras estabelecidas pela sociedade. Na sua relação com os jovens estudantes, Keating ensina a eles a expressão latina "Carpe Diem" (aproveite o dia), incutindo em cada um o desejo de curtir a vida em sua plenitude, porque ela é breve e dura pouco.

OSCAR

Até o inicio dos anos 2000, Robin Williams interpretou uma série de personagens magníficos, como médicos, robôs e outros tipos excêntricos. Foi uma década muito rica para ele, embora sua vida pessoal sempre fosse atribulada pelo vício em cocaína e álcool. Quase sem descanso, ele foi protagonista de Tempo de Despertar (1990), Hook - A volta do Capitão Gancho (1991), Uma Babá Quase Perfeita (1993), Jumanji (1994), A Gaiola das Loucas (19995), Patch Adams - O Amor é Contagioso (1998), O Homem Bicentenário (1999) e A.I. - Inteligência Artificial (2001).

Depois de três indicações ao Oscar de Melhor Ator (Bom Dia, Vietnã, Sociedade dos Poetas Mortos e O Pescador de Ilusões), ele ganhou finalmente ganhou a única estatueta dourada de Melhor Ator Coadjuvante por Gênio Indomável, de Gus Van Sant. Há poucos dias do terceiro aniversário de sua morte, os fãs de Robin Williams lembram de sua carreira vitoriosa, dos incríveis personagens que interpretou e da energia e da alegria que ele emprestou a cada um deles. "Seize the day", Robin, onde você estiver.

Últimas notícias