Cinema

Soldados da Cavalaria viram atores em filme gravado no Recife

Cavalaria da Polícia Militar participou das gravações de filme que irá contar a história da Revolução Pernambucana de 1817

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/07/2017 às 15:39
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Cavalaria da Polícia Militar participou das gravações de filme que irá contar a história da Revolução Pernambucana de 1817 - FOTO: Foto: Divulgação/Polícia Militar
Leitura:

O Regimento de Polícia Montada (RPMon), da Polícia Militar de Pernambuco, participou das filmagens de A Noiva da Revolução, filme da cineasta Tizuka Yamasaki. O filme, que é uma adaptação da obra de mesmo nome de Paulo Santos de Oliveira, teve locações no Pátio de São Pedro, Forte do Brum, Forte das Cinco Pontas e em um sítio na comunidade Bola na Rede. A produção conta bastidores da Revolução Pernambucana de 1817, um movimento emancipacionista que eclodiu em março daquele ano.

A Cavalaria cedeu alguns animais para a produção, além de homens do regimento, que atuaram como figurantes nas cenas de ação. Ao todo, foram quatro dias de filmagens, com a participação de oito cavalos. Oito policiais colaboraram com o trabalho dos cineastas durante a presença da equipe no Recife.

Para o capitão Farias, que esteve nos sets de filmagem, a experiência foi bem positiva. “Todos nós gostamos de participar. É um trabalho bem interessante”, contou o oficial, lembrando que a diretora Tizuka reconheceu a dedicação dos militares nas filmagens. “Ao final ela nos procurou, nos elogiou e agradeceu pelo apoio”, contou. As filmagens aconteceram entre os dias 14 a 17 deste mês.

O Romance

O livro A Noiva da Revolução, de Paulo Santos de Oliveira, conta a história da Revolução Pernambucana de 1817. A publicação foi feita em formato de diário, narrada por Domingos José Martins, líder do movimento. Também conta com as notas posteriores da sua apaixonada esposa, Maria Teodora da Costa.

O romance ainda traz depoimentos, conversas íntimas, análises da situação da época e as posturas de diversos personagens. 

Outras adaptações

A obra já ganhou outras adaptações, ambas em HQ. Uma segue um estilo mais clássico, no lápis do ilustrador Pedro Zenival Ramos e nas cores de Alex Dantas; a outra publicação traz traços mais modernos, por Thony Silas. A primeira, a ser publicada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), tem roteiro do próprio Paulo Santos e vai se chamar 1817, amor & revolução. Já a segunda história, A noiva, condensa menos o material original, e tem oito volumes, cada um contendo entre 24 e 28 páginas.

Últimas notícias