Expulsão

Academia de Cinema dos EUA expulsa Bill Cosby e Roman Polanski

O diretor Roman Polanski e o comediante Bill Cosby, ambos envolvidos em escândalos sexuais, não fazem mais parte da Academia responsável pelo Oscar

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/05/2018 às 8:32
Foto: AFP/Reprodução
O diretor Roman Polanski e o comediante Bill Cosby, ambos envolvidos em escândalos sexuais, não fazem mais parte da Academia responsável pelo Oscar - FOTO: Foto: AFP/Reprodução
Leitura:

A Academia de Cinema americana informou nesta quinta-feira (3) que expulsou o ator Bill Cosby e o diretor Roman Polanski, ambos condenados por agressão sexual.

A decisão foi tomada em 1 de maio, numa reunião do conselho, e apoia-se "nas normas de conduta da organização", segundo um breve comunicado que não faz referência aos casos.

Lista de poucos nomes

Em outubro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas expulsou o outrora todo-poderoso produtor Harvey Weinstein em meio ao escândalo provocado por denúncias de assédio e abuso sexual.

Weinstein, Cosby e Polanski integram agora uma lista de apenas quatro membros da Academia expulsos.

Cosby, de 80 anos, foi condenado na semana passada por drogar e abusar sexualmente de Andrea Constand, de 45 anos, em janeiro de 2004, enquanto o diretor franco-polonês é há quatro décadas foragido da justiça americana por fazer sexo em 1977 com Samantha Geimer, quando ela tinha 13 anos de idade.

O aclamado cineasta chegou a se declarar culpado em troca da retirada das acusações mais graves, mas fugiu para a França convencido de que o juiz não respeitaria o acordo e o mandaria para a prisão.

Últimas notícias