CINEMA

Festival de Brasília entrega prêmios neste domingo

Encerramento terá transmissão ao vivo pelo Facebook

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/09/2018 às 15:21
Humberto Araújo/Divulgação
Encerramento terá transmissão ao vivo pelo Facebook - FOTO: Humberto Araújo/Divulgação
Leitura:

O 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega ao fim neste domingo (23/), depois de 10 dias programação em vários espaços culturais do Distrito Federal. A cerimônia de encerramento acontece a partir das 18h40 no Cine Brasília, com a entrega de 55 prêmios. Os curtas (12) e longas-metragens (9) das Mostras competitivas concorrem em 12 categorias.

No fim de semana, as mostras competitivas trouxeram filmes bastante representativos do cinema brasileiro atual. A produção mineira Temporada, de André Novais de Oliveira, exibida na sexta-feira, arrancou muitos aplausos do público, ao seguir o cotidiano de uma mulher (a carioca Grace Passô) que assume um novo emprego, na periferia de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, enquanto espera a chegada do marido. Enquanto ele não aparece, ela começa a fazer amizades e segue uma nova vida.

No sábado, a programação trouxe dois curtas e um longa-metragem de temática LBGTQ. O documentário Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Cláudia Priscila, tem como personagem o cantor e compositor Linn da Quebrada, que tem sua vida e arte posta a serviço de sua afirmação de gênero, lutando contra os preconceitos e se expondo sem medo. O filme teve uma excelente acolhida do público e foi muito aplaudido. O curta pernambucano Reforma, de Fábio Leal, e o carioca BR3, de Bruno Ribeiro, também foram muito bem recebidos.

Antes da premiação, às 16h, haverá a exibição hors concours do documentário América Armada, de Alice Lanari e Pedro Asberg. A cerimônia será exibida ao vivo pela internet através da página do festival no Facebook. A produção faz uma análise das políticas de “guerra às drogas” na América Latina, dando voz a três vítimas diretas da violência no Brasil, Colômbia e México.

OUTROS PRÊMIOS

Além dos premiação principal, outros 10 prêmios são concedidos a filmes exibidos nesta mostra. A Câmara Legislativa do Distrito Federal distribui 13 prêmios para os filmes do DF que tiveram destaque na Mostra Brasília, sendo dois deles, votos de júri popular. Juntos, os prêmios concedidos em dinheiro pela CLDF somam R$ 240.000,00. Outros quatro prêmios reconhecem filmes da Mostra Brasília e oferecem premiações em dinheiro e produção.

Entre as novidades deste ano estão os prêmios Zózimo Bulbul e Caleidoscópio. Concedido em parceria com um júri escolhido pela Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e do Centro Afrocarioca de Cinema, o Prêmio Zózimo Bulbul destaca filmes em que o protagonismo negro na frente e por trás das câmeras é eixo condutor das obras, e celebra inovações estéticas na abordagem das subjetividades negras. O melhor filme da Mostra Caleidoscópio também ganhará um Troféu Candango, além de um reconhecimento conferido pelo Canal Curta! e outro pela Prime Box Brazil.

Últimas notícias