CINEMA

Pesquisadora investiga o crime no cinema e na TV

Livro de Luiza Luzvarghi é lançado no Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/12/2018 às 21:19
Aline Arruda/Divulgação
Livro de Luiza Luzvarghi é lançado no Recife - FOTO: Aline Arruda/Divulgação
Leitura:

A pesquisadora e professora Luiza Lusvarghi lança nesta terçar-feira (18/12) , no Recife, o livro O Crime Como Gênero na Ficção Audiovisual da América Latina, às 19h, no Barchef – Vinoteca (Av. Dezessete de Agosto, 1893), no Poço da Panela. Na ocasião, o livro será vendido no valor promocional de R$ 35.

A obra lança um olhar sobre o crescimento da produção original de gênero policial e de suspense no cinema e na ficção seriada latino-americana, analisando o imaginário de obras recentes, resgatando sua relação com seu contexto histórico e sua identidade perante as produções hollywoodianas.

A análise privilegia os três países que são os maiores produtores, Brasil, Argentina e México, mas se estende também à produção de Cuba, Colômbia, Chile e Estados Unidos.

FILMES E SÉRIES

As narrativas criminais cinematográficas latino-americanas sempre giraram mais em torno do crime organizado e pouco das corporações policiais. Longas como Cidade de Deus, Nove Rainhas e Amores Perros expressam essa questão cultural, reforçada ainda por filmes como Tropa de Elite, La Hora Cero, La Zona e Presos.

Séries como O Mecanismo, O Marginal, Sr. Ávila e La Niña são também painéis representativos do que significa viver hoje em uma grande cidade latino-americana. A obra é resultante de um projeto de pesquisa de pós-doutoramento na ECA- USP. Luiza é colaboradora da revista O Grito! e membro da Abraccine e do coletivo Elviras.

Últimas notícias