CINEMA

Francis Ford Coppola completa 80 anos e anuncia seu maior sonho

O cineasta americano se prepara para filmar Megalopolis, um longa-metragem que sonha em realizar há 30 anos

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 07/04/2019 às 19:00
Divulgação
O cineasta americano se prepara para filmar Megalopolis, um longa-metragem que sonha em realizar há 30 anos - FOTO: Divulgação
Leitura:

O cineasta Francis Ford Coppola, um dos pilares da Nova Hollywood, a geração formada por ele e nomes como Bob Rafelson, Martin Scorsese, Brian De Palma, Steven Spielberg, Paul Schrader, Peter Bogdanovich e Michael Cimino, entre outros, completa 80 anos neste domingo (7/4). E para comemorar a idade nova, o diretor da saga O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972-1990) e de Apocalypse Now (1979), anunciou que, finalmente, vai iniciar as filmagens de Megalopolis, o projeto mais sonhado da vida dele.

A notícia foi veiculada na última quarta-feira (3), numa entrevista ao site Deadline, em que o cineasta comentou sobre o filme que carrega no coração há 30 anos. A última tentativa de produção foi em 2001, quando os preparativos foram cancelados em virtude dos ataques terroristas de 11 de setembro, que culminaram com a destruição das torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

Megalopolis é uma história de ficção científica que tem a cidade onde o cineasta foi criado como tema – ele nasceu em Chicago, mas a família mudou-se para uma comunidade italiana de Nova York ainda no começo dos anos 1940. A trama do novo filme fala do cotidiano de um arquiteto que tenta reconstruir a cidade, devastada após um cataclismo.

O projeto, que ele considera muito ambicioso, surge oito anos depois de seu último longa-metragem exibido nos cinemas, Virgínia (Twix, 2011), um pequeno filme de terror em que ele utilizou filmagens em 3D. Nos últimos anos, Coppola voltou a fazer experimentações que levam a crer que poderão ser usadas em Megalopolis. Há cerca de quatro anos, ele fez exibições de Distant Vision, uma experiência de cinema ao vivo, que teve apresentações na UCLA, em Los Angeles, para um público selecionado.

“Eu pretendo realizar esse filme com minha ambição de longa data e usar tudo o que aprendi em minha carreira. Será uma produção em larga escala, com uma grande distribuição. O filme usa todos os meus ensaios, minhas tentativas em diferentes estilos durante minha carreira, para resultar no que eu acho que é minha própria voz e minhas aspirações”, disse ao site. O ator britânico Jude Law é um dos nomes já mencionados para o filme.

MEGALOMANIA

A carreira de Francis Ford Coppola é marcada por momentos de megalomania. Depois de ganhar muito dinheiro com o sucesso de O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão II, na primeira metade dos anos 1970, ele criou a Zoetrope Studios e bancou quase sozinho a realização de Apocalypse Now, filmado em locações nas Filipinas e que por pouco não chegou a ver a luz do dia. O filme foi interrompido vários meses depois de um tsunami, e o ator principal, Martin Sheen, teve um ataque cardíaco. Como se não bastasse a lição, dois anos depois arcou com os custos de outro filme, todo filmado em estúdio, o romance musical O Fundo do Coração (One From the Heart, 1982), cujo fracasso retumbante obrigou-o a fechar a Zoetrope.

Depois de alguns anos fazendo filmes para pagar as contas, Francis Ford Coppola dedicou-se à sua vinícola no Napa Valley, na Califórnia, que lhe deixou milionário em poucos anos. Os três longas que ele realizou a partir de 2007 – Velha Juventude (Youth Without Youth, 2007), Tetro (2009) e Virgínia – foram todos produções próprias.

Os altos e baixos estão impressos em sua carreira de cineasta, roteirista e produtor. Mas a distinção maior que ele carrega é a capacidade de contar histórias originais, que conquistam a plateia tanto pelas tramas envolventes quanto pela forma de apresentá-las. No início de carreira, ainda estudante, alguns produtores contrataram-no para dirigir vários filmes de baixo orçamento, entre eles o terror Demência 13 (1963) , feito quando ele tinha 24 anos.

Ao mesmo tempo formado na escola dos filmes B e na universidade, Coppola desde cedo pareceu convicto de sua ambição como cineasta, a mesma que ele carrega até hoje. Desde Agora Você é um Homem (You´re a Big Boy, Now), a conclusão do curso de cinema da UCLA, em 1966, que os seus filmes são verdadeiras lições de cinema. Até mesmo aqueles fracassados são obras que se assistem com prazer.

Numa carreira de quase 60 anos e mais de 70 filmes, entre produções e realizações próprias, é incrível que Coppola ainda sonhe em se superar. Diante de tantos filmes inesquecíveis, só resta torcer para que ele consiga realizar o filme que pode ser o legado de toda uma vida.

Últimas notícias