Animage

Festival Animage 2019 divulga programação completa

Na sua 10º edição, o evento segue até o domingo (20) com uma vasta programação de mais de 150 longas e curtas-metragens locais e de mais de 30 países diferentes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/10/2019 às 14:25
Divulgação
Na sua 10º edição, o evento segue até o domingo (20) com uma vasta programação de mais de 150 longas e curtas-metragens locais e de mais de 30 países diferentes - FOTO: Divulgação
Leitura:

Dez anos incluindo o Recife no circuito da produção contemporânea do cinema de animação, o Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco têm início nesta sexta-feira. Na sua 10º edição, o evento segue até o domingo (20) com uma vasta programação de longas e curtas-metragens locais e de mais de 30 países diferentes. As exibições acontecerão na Caixa Cultural Recife (com entrada gratuita), Cinema São Luiz e Cinema da Fundação. A lista de filmes e horários pode ser conferida através do site animagefestival.com/2019/.

A partir desta sexta, as exibições têm início na Caixa Cultural, às 16h, com mostras especiais e competitivas. Na terça-feira, o festival ocupa também o Cinema São Luiz – com uma sessão de abertura, e a sala do Derby, no Cinema da Fundação.

DESTAQUES

Neste ano, serão 78 curtas-metragens na Mostra Competitiva. Divididas entre sessões adultas e infantis, as obras concorrem a prêmios nas categorias de Melhor Curta-Metragem (Grande Prêmio Animage), Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro, Prêmio do Público. A premiação inclui também melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som.

Grande destaque na programação, os longas-metragens também marcam presença no festival. Nesta edição, serão exibidos filmes como Meu Amigo Totoro, clássico do lendário animador Hayao Miyazaki, que o festival resgata após 30 anos do seu lançamento no Brasil. Para a tradicional sessão de abertura no Cinema São Luiz, dia 15, foi escolhida a animação Les Hirondelles de Kaboul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec – comovente filme francês que participou da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes deste ano.

Outras obras como o documentário Zero Impunity, de Nicolas Blies, Stéphane Hueber-Blies e Denis Lambert, My Entire High School Sinking Into the Sea, de Dash Shaw, Tux and Fanny, de Albert Birney, Psiconautas, Los Niños Olvidados, de Alberto Vázquez e Pedro Rivero, compõem a seleção de longas desta edição.

Entre as outras mostras se destacam também a Mostra Africana – que pelo segundo ano consecutivo prestigia diversas produções daquele continente –, a Mostra Erótica e a Mostra Brasil, trazendo um pequeno recorte sobre a produção nacional atual. Outra boa novidade desta edição é a Mostra Bia Desenha – inspirada na série pernambucana de mesmo nome, que narra as aventuras de duas crianças numa periferia do Recife.

CHILE E FRANÇA

A programação ainda conta com a Mostra Chilemonos, com animações chilenas e a Mostra Bruno Collet, trazendo uma sessão de curtas em Stop Motion do renomado diretor e roteirista francês.

Collet virá ao Recife, no dia 16, apresentar um panorama de seus quase 30 anos de carreira. Serão exibidos obras do diretor como o curta Le Dos au Mur, premiado em Cannes, e a minissérie – com toque de humor macabro – Rest in Peace. A sessão do filme contará com a presença do diretor para um bate-papo com a plateia.

Outra convidada do festival é a diretora e animadora alemã Kiana Naghshineh, que também ganhou uma mostra dedicada aos seus trabalhos. A alemã ministra a oficina Desenho Gestual, durante o evento.

A programação paralela às exibições de filmes é outro grande destaque desta edição. O Animage oferecerá as oficinas Animação com Recortes, com Chia Beloto e Marila Catuária, e Animação Experimental, com Bruno Cabús, dedicada ao público infantil.

Como todos os anos, o Animage sempre convida um artista para criar a identidade visual de cada uma de suas edições. Nesta, a convidada foi a artista pernambucana Simone Mendes. Suas ideias buscaram elementos como a ocupação do espaço público e a experiência do próprio cinema de animação em si.

Últimas notícias