Confira curiosidades sobre a produção da série Zé do Caixão

A vida do cineasta José Mojica Marins inspirou a produção, que o canal Space começa a exibir nesta sexta-feira 13

Space/Divulgação
A vida do cineasta José Mojica Marins inspirou a produção, que o canal Space começa a exibir nesta sexta-feira 13 - FOTO: Space/Divulgação

- A série é inspirada no livro Maldito - A Vida e o Cinema de José Mojica Marins. Desde 1998, os autores tentam fazer uma adaptação da obra que, inicialmente, ganharia uma versão para o cinema. Autor do livro, André Barscinski escreveu o roteiro do seriado junto com Ricardo Grynszpan e o diretor Vitor Mafra.

- Quase todos os filmes de José Mojica são citados no livro que serviu de referência para o projeto. Mas, para a série, os realizadores decidiram focar em seis obras do cineasta. São eles: A Sina do Aventureiro (1958), À Meia-Noite Levarei sua Alma (1963), Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1966), O Ritual dos Sádicos (também conhecido como O Despertar da Besta) (1969), Perversão (1978) e 24 Horas de Sexo Explícito (1985).

- Grande parte das gravações foi realizada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, mais especificamente na Casa do Povo. Inaugurada por judeus vindos da Europa Oriental em 1953, atualmente ela é utilizada por grupos como Coral Tradição (que canta em íidiche). Durante as filmagens da série, diversos cenários foram montados pela equipe no local, tais como: o escritório de Mojica, um cemitério falso, um calabouço, um hospital e o estúdio do programa de auditório no qual Zé do Caixão fez sua primeira aparição pública.

- O Cine Olido, ícone da história cultural paulistana, foi o local escolhido para fazer as cenas com Zé do Caixão que se passavam dentro de um cinema. Parte do primeiro episódio foi filmado em Paranapiacaba, cidade a 50km de São Paulo.

- Matheus Nachtergaele foi a primeira opção dos realizadores do projeto para interpretar Mojica - o ator, aliás, foi aprovado pelo próprio cineasta. Durante as gravações, os filhos de Mojica visitaram o set e ficaram impressionados com as semelhanças. Matheus fez improvisos em vários momentos, especialmente nas cenas de Mojica com os atores na escola.

- O pai de Mojica é interpretado pelo ator Walter Breda, que dublou o famoso personagem Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo.

- Os filhos do cineasta disponibilizaram materiais como pôsteres originais dos filmes de Mojica, que foram usados na gravação da série. Jornais antigos foram reproduzidos (com o rosto de Matheus no lugar do de Mojica).

Últimas notícias