Há dois anos, 'Chaves' se despedia de seus fãs

Criador de Chaves e Chapolín Colorado, Roberto Gómez Bolaños faleceu em sua casa, no dia 28 de novembro de 2014

Foto: Luis Acosta / AFP
FOTO: Foto: Luis Acosta / AFP

Há dois anos, os países da América Latina se despediam de um de seus mais icônicos personagens. O ator mexicano Roberto Gómez Bolaños, criador do Chaves e do Chapolín Colorado, faleceu em sua casa, no dia 28 de novembro de 2014, após sofrer uma parada cardíaca.

Escritor de mais de 50 roteiros de cinema e com participação em 11 filmes, o "Chesperito", apelido dado a Bolaños inspirado no escritor britânico William Shakespeare, marcou gerações com a série "Chaves". Fenômeno internacional, a série estreou no México em 1971 e se espalhou pelo mundo, sendo transmitida na maioria dos países da América Latina e até mesmo em países de Europa e Ásia, como Rússia e a Tailândia. 

No Brasil, a série do garoto que mora em um barril começou a ser transmitda pelo SBT em 1984, tornando-se um verdadeiro sucesso no país, ao ponto do programa ser reprisado pelo canal até os dias de hoje. Bordões do personagem, como "foi sem querer, querendo", "ninguém tem paciência comigo" e "que burro, dá zero pra ele" seguem sendo repetidos pelos fãs e demais pessoas que foram influenciadas pela série mexicana.

A notícia da morte de Bolaños levou muitos mexicanos e estrangeiros foram até a frente de sua casa em Cancún, onde o ator faleceu. "Era autêntico, engraçado", disse na época -com o rosto coberto de lágrimas- Sonia, uma turista chilena que chegou até a casa, localizada na região hoteleira de Cancún, após saber da morte do artista. 

Despedida de Bolaños levou mais de 40 mil pessoas ao estádio Azteca

Ícone no México, Roberto Goméz Bolaños recebeu uma despedida marcante em seu país natal. Em uma homenagem realizada pela Televisa, emissora na qual o ator marcou seu trabalho, mais de 40 mil pessoas marcaram presença no estádio Azteca, um dos mais tradicionais campos do futebol mundial e palco das finais das copas de 1970 e 1986.

Após a homenagem no Azteca, o corpo de Bolaños foi velado na sede da Televisa, em uma cerimônia realizada só para amigos e familiares. Seu corpo foi enterrado no cemitério "Panteón Francés de la Piedad", na Cidade do México, onde outras personalidades mexicanas foram sepultadas.

Companheiros homenageam Bolaños nas redes sociais

Apesar dos rumores de desentendimento com os outros atores em suas criações, vários companheiros de cena prestaram homenagens a Bolaños em suas redes sociais.  Confira algumas das homenagens abaixo:

Carlos Villagrán, o Kiko:

Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha:

 

Ruben Aguirre, o Profº Girafales:

 

Edgar Vivar, o Sr. Barriga e o Nhonho:

 

Além dos companheiros de cena, vários internautas compartilharam artes realizadas para homenagear "Chesperito". Confira alguma delas:

 

 

Foto: Susana Gonzalez
Nome original de Chaves em espanhol foi tirado de Shakespeare, cujo diminutivo era Chesperito - Foto: Susana Gonzalez
Foto: Susana Gonzalez
Nascido em 1929, Bolaños escreveu e adaptou mais de 50 roteiros de cinema e atuou em 11 filmes - Foto: Susana Gonzalez
Foto: Luis Acosta / AFP
Bolaños tinha 85 anos e morreu em sua casa em Cancún, onde morava com a mulher - Foto: Luis Acosta / AFP
Foto: Mauricio Duenas / AFP
Bolaños era ator, escritor e produtor de televisão - Foto: Mauricio Duenas / AFP
Foto: Luis Acosta / AFP
Ele sofria de problemas respiratórios há anos por ter fumado - Foto: Luis Acosta / AFP
Charge: Miguel/JC
Homenagem do JC ao eterno Chaves - Charge: Miguel/JC

Últimas notícias