Concorrência entre blogueiras e revistas é o tema do Moda-o-rama

Programa exibido pelo canal E! apresenta discussões sobre aspectos da moda brasileira

E!/Divulgação
Programa exibido pelo canal E! apresenta discussões sobre aspectos da moda brasileira - FOTO: E!/Divulgação

 O segundo episódio do programa Moda-o-rama, exibido nesta sexta-feira (24/3), às 21h, pelo canal por assinatura E!, é pautado pela seguinte questão, que volta e meia aparece em discussões de quem acompanha o setor: As blogueiras, afinal, tiraram espaço das revistas de moda? A ideia é refletir sobre como as revistas de moda estão se adaptando à era digital e buscam estratégias para se fazerem presentes na internet sem perder a identidade.

Ao longo do programa, o fotógrafo Bob Wolfenson e o stylist e editor de moda Paulo Martinez, por exemplo, falam sobre editoriais, capas e outros aspectos do jornalismo do segmento. Além deles, para debater o assunto, também foram convidados profissionais como a diretora da Harper’s Bazaar, Patricia Carta; a diretora de redação da L'Officiel, Maria Rita Alonso; a diretora de moda da Glamour, Adriana Bechara; diretora de redação da Elle, Susana Barbosa; stylist e editor de moda Paulo Martinez e a blogueira Camila Coelho.

O Moda-o-Rama é apresentado pelo ator e modelo Pedro Bosnich. Esta temporada do programa é formada por 13 episódios de 30 minutos cada.

OPINIÕES

"Quando as blogueiras surgiram, falavam: 'Ah, vamos falar delas?'. Mas como jornalista você tem que acompanhar tudo. É um grande movimento de moda, somos uma publicação de moda, não cobrir isso seria até antiético. Elas fazem o trabalho que é um grande modelo de negócio e que é útil para um determinado público", Maria Rita Alonso, da L’Officiel.

"Detectamos esse fenômeno de maneira mais rápida e trouxemos esse universo para a gente, surfando na onda. Podemos tê-las com a gente e elas podem contar com a Glamour também. Na minha opinião as blogueiras só ocuparam esse espaço pois ele estava vago", Adriana Bechara, da Glamour.

"Existe espaço para todos, pois o trabalho das blogueiras é muito diferente do trabalho jornalístico que é feito numa revista. Me lembro quando as blogueiras começaram a ir para os desfiles e sentar na primeira fila. Muitos jornalistas falando: 'Ai, elas vão roubar a primeira fila'. Sempre achei isso uma grande bobagem. Tem lugar para todo mundo. Cada um faz um trabalho diferente", opina Susana Barbosa, editora da Elle.

"A revista deixou de ser relevante isoladamente. Ela representa uma marca. Fica a cargo da revista um acabamento perfeito, um preciosismo, um detalhismo, uma análise, uma beleza. Aquilo para você se deliciar, contemplar e colecionar. (...) Nós gostamos muito de trabalhar com blogueiras influentes, levamos muito em consideração, ao contrário de competir com elas, o que não é muito inteligente. Unir forças é muito melhor", Patricia Carta, diretora da Carta Editorial, que edita a Harper's Bazaar.

"Eu não acho que as revistas perderam para as blogueiras. Têm perdido para a internet em geral, que é o novo futuro. Hoje eu vejo que as revistas estão na internet, todo mundo está. Atinge esse outro público, que é mais teen, mais jovem. Essa nova geração", Camila Coelho, blogueira.

Últimas notícias