Juliana Paes: Bibi irá para o mundo do crime em 'A Força do Querer'

Trajetória da personagem foi inspirada pela história de Fabiana Escobar, esposa do ''Barão do Pó''

Foto: GShow/Divulgação
Trajetória da personagem foi inspirada pela história de Fabiana Escobar, esposa do ''Barão do Pó'' - FOTO: Foto: GShow/Divulgação

Bibi, personagem de Juliana Paes em A Força do Querer, novela das 21h da Globo, é uma mulher que ama demais. E, durante a trama de Glória Perez, vai passar por grandes transformações. Logo no primeiro capítulo, a estudante acusou Caio (Rodrigo Lombardi) de não a amar o suficiente. Então, terminou o relacionamento com o advogado e se jogou nos braços de Rubinho (Emílio Dantas), com quem formou uma família. No entanto, o reencontro com esse antigo amor, depois de 15 anos, vai fazer com que a mocinha questione suas decisões. Antes disso, porém, ela seguirá o caminho do crime para apoiar o marido.

"Paixão antiga sempre mexe com a gente e Caio e Bibi terminaram de uma maneira muito abrupta. Não sentaram para conversar e esclarecer as coisas. Então, quando se reencontram, ficam tocados, mas, à princípio, vão brigar muito", observa Juliana.

Bibi tem uma vida humilde ao lado de Rubinho e passa por dificuldades financeiras. No entanto, em algum momento, ela vai virar uma criminosa por causa do marido. A moça não imagina inicialmente no que está se metendo, mas irá se deixar levar pelo poder e status que alcançará como mulher de um traficante.

Juliana questiona: "Em que momento você deixa de ser essa menina de classe média que está batalhando e fazendo tudo direito para se encantar pelo mundo do crime? A Bibi vai ter esse arco de transformação. Em um primeiro momento, ela reluta muito, acha tudo um absurdo, mas depois vai ficar fascinada por esse universo de poder".

A trajetória de Bibi é inspirada na história real de Fabiana Escobar, conhecida como Bibi Perigosa, que foi casada durante 14 anos com o traficante Saulo de Sá Silva, o Barão do Pó. Para viver a personagem em A Força do Querer, Juliana conversou com Fabiana para entender o contexto da situação e também leu seu livro, intitulado 'Perigosa'.

"Bebi em várias fontes. Eu li o livro da Fabiana, onde ela conta a história toda. Também dei uma pesquisada nos grupos de mulheres que amam demais e nos arquétipos das deusas do amor, que colocam em primeiro plano a vida sentimental", relata.

FASCÍNIO PELO PODER

De repente, Bibi se vê encantada por aquele universo em que o dinheiro vem fácil. Para Juliana, a personagem usará como justificativa o fato de estar fazendo aquilo por amor, mas existe também um fascínio pelo poder e pela fama. "Uma menina de classe média não se envolve com um cara do tráfico porque está precisando de grana. É porque existe um fascínio pelo poder, pelo status, por ser a escolhida. Ela gosta desses sentimentos intensos, então não há nada mais propício. É como juntar a fome com a vontade de comer. Mas depois vai pagar um preço alto por isso", acredita.

Mesmo com Bibi seguindo uma trajetória errante, Juliana acredita na redenção da personagem ao longo da novela. A atriz fala que o que falta para pessoas que seguem um caminho parecido ao de Bibi na vida real é uma oportunidade de se reconstruir.

"Quando a gente toma um caminho errado e se arrepende genuinamente, é possível se redimir. É claro que, para a redenção, são necessárias reais oportunidades de trabalho. O que acontece é que essas condições não são dadas a pessoas que tentam se ressocializar", conclui.

Últimas notícias