Por Amor completa 20 anos e ganha reprise pelo canal Viva

As atrizes Regina Duarte e Gabriela Duarte interpretaram Helena e Eduarda na novela de Manoel Carlos

Globo/Divulgação
As atrizes Regina Duarte e Gabriela Duarte interpretaram Helena e Eduarda na novela de Manoel Carlos - FOTO: Globo/Divulgação

A novela Por Amor (Globo) volta a ser exibida pelo canal Viva nesta segunda-feira (8/5), às 23h30, no horário até então ocupado por Pai Herói. O folhetim de Manoel Carlos, que contou com Regina Duarte interpretando a protagonista Helena, completa 20 anos em 2017 e já tinha sido reprisada pelo canal por assinatura em 2010. Na semana passada, o Viva trouxe de volta à TV outra novela de sucesso, Tieta.

Além do horário principal, de segunda-feira a sábado, às 23h30, Por Amor também será exibida pelo Viva de segunda a sábado, às 13h30. O elenco da produção conta com atores como Antonio Fagundes, Ângela Vieira, Carlos Eduardo Dolabella, Carolina Dieckmann, Cássia Kis Magro, Cecília Dassi, Eloísa Mafalda, Fábio Assunção, Marcelo Serrado, Marco Ricca, Murilo Benício, Paulo José, Tonico Pereira, Umberto Magnani e Vera Holtz.

 

por_amor-regina_duarte_gabriela_duarte2

 

Cinco elementos da novela Por Amor

 

Mãe e Filha

Regina Duarte interpretou, até o momento, três Helenas de Manoel Carlos. Em Por Amor, a personagem dela é mãe de Maria Eduarda, vivida por Gabriela Duarte, filha de Regina. As duas engravidam no mesmo período e uma decisão tomada por Helena ao saber que a filha perdeu o bebê e não poderá engravidar outra vez está relacionada a uma questão evidenciada pelo autor ao longo da novela: "O que você faria por amor?".

Atílio e Helena Por Amor Globo

 

Pai de Maria Eduarda, e ex-marido de Helena, Orestes (Paulo José) enfrentava problemas por causa do alcoolismo. O núcleo do personagem foi um dos mais relevantes da novela. Orestes vivia com a esposa Lídia (Regina Braga), com Nando (Eduardo Moscovis), filho do primeiro casamento dela; e Sandrinha (Cecília Dassi), filha do casal. Cecília Dassi, considerada uma atriz revelação na época, hoje trabalha como psicóloga e compartilha suas experiências em um canal próprio no YouTube.

 

Orestes Por Amor Globo

 

Primeira semana

Helena e Maria Eduarda começam a novela em Veneza, onde conhecem o brasileiro Atílio (Antonio Fagundes), que se apaixona por Helena e a convida para seguir viagem com ele. Enquanto isso, o noivo de Maria Eduarda, Marcelo (Fábio Assunção), decide dar uma carona para a ex-namorada, Laura (Viviane Pasmanter), uma das personagens mais marcantes da novela.

Durante a volta da viagem para Angra dos Reis, Laura decide atender o celular de Marcelo para que Eduarda escute a sua voz e, quando ele tenta tomar o aparelho, eles sofrem um acidente de carro. Relacionada a isso, ainda na primeira semana da novela há uma cena que foi bastante comentada na época, a sequência na qual Maria Eduarda empurra Laura na piscina, com a perna engessada.

 

cap4_por_amor

 

Antagonista

Branca Letícia "de Barros Mota", interpretada por Susana Vieira, é a mãe de Marcelo, Milena (Carolina Ferraz) e Leonardo (Murilo Benício). Tinha predileção por Marcelo e, com sua personalidade controladora, vivia entrando em conflito com Milena e Maria Eduarda. Branca também não gostava de Helena. Muitas refeições e festas na casa dos "de Barros Mota" envolviam discussões.

 

Branca Letícia Por Amor Glob

 

Casal

Milena (Carolina Ferraz) e o tímido piloto de helicóptero Nando (Eduardo Moscovis) formaram um casal que caiu nas graças do público. A música tema dos dois, Palpite, cantada por Vanessa Rangel, também se tornou um sucesso na época. Os personagens enfrentavam a resistência de Branca, que chegou a armar um plano contra Nando para que ele fosse preso com drogas.

 

Nando e Milena Por Amor Globo

Trilha sonora

 A música Falando de Amor, interpretada pelo Quarteto em Cy e o MPB4, era o tema de abertura de Por Amor. Mas, além dela e da já citada PalpitePer Amore, cantada por Zizi Possi, ficou sendo uma das mais lembradas quando se fala na novela de Manoel Carlos. Anos depois, um vídeo de Susana Vieira interpretando a música no programa Domingão do Faustão (Globo) acabou virando meme.

 

 

 

Últimas notícias