Fala de Bibi em A Força do Querer provoca reação da Defensoria Pública

Associações em defesa dos Defensores Públicos solicitam reparação em texto da personagem de Juliana Paes

Foto: TV Globo/Reprodução
Associações em defesa dos Defensores Públicos solicitam reparação em texto da personagem de Juliana Paes - FOTO: Foto: TV Globo/Reprodução

O capítulo desta segunda-feira (12) de A Força do Querer, na TV Globo, poderia ser mais só um da bem desenvolvida trama de Gloria Perez. Mas uma fala de Bibi, personagem de Juliana Paes na trama, provocou a classe dos Defensores Públicos, que encaminharam nesta terça-feira (13) uma nota à emissora carioca solicitando reparações à Direção de Teledramaturgia.

Na cena, Bibi (Juliana Paes) está ao telefone, e fala algo que, segundo os membros da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF) e a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), soou pejorativo para a classe. A personagem disse a seguinte frase: “Eu sei, mas que advogado eu vou arrumar? Que advogado é esse? Isso aí vai cair na Defensoria Pública, entendeu? Isso aí é loteria, mãe. Pode ser um cara bom; pode ser um cara péssimo...

Em nota, a ANADEF e ANADEP garantem que respeitam a licença poética e liberdade de pensamento e criação, mas "o episódio traz para a imagem da Instituição e da carreira. A divulgação deste diálogo em uma emissora como a TV Globo, em horário nobre, infelizmente incorpora uma conceituação pejorativa, de um relevante serviço, atuando, desfavoravelmente, para grande parcela da população brasileira usuária dos serviços da Defensoria Pública", argumentam.

REPARAÇÃO

No mesmo documento enviado à Globo, eles "solicitam o justo direito de reparação. O direito de mostrar à população a verdadeira imagem da Defensoria Pública – órgão constitucional de defesa do cidadão economicamente desfavorecido, que tem por escopo assegurar a assistência jurídica integral e gratuita, direito e garantia previsto na Constituição Federal". Em nome da classe, assinaram a nota Antonio José Maffezoli (Presidente da ANADEP) e Michelle Leite de Souza Santos (Presidente da ANADEF).

Últimas notícias