'PopStar': Um karaokê que deu certo

Dominical da TV Globo comandado por Fernanda Lima tem conquistado pontos com o esforço dos famosos para cantar

Foto: Isabella Pinheiro/TV Globo
Dominical da TV Globo comandado por Fernanda Lima tem conquistado pontos com o esforço dos famosos para cantar - FOTO: Foto: Isabella Pinheiro/TV Globo

Nesta quinta-feira (9), o programa PopStar completa exatamente um mês no ar nas tardes de domingo da TV Globo. Passadas cinco semanas, o público tem visto o nascimento de um “formato original” da emissora, trazendo artistas para se aventurarem nos palcos como cantores. No maior estilo “karaokê da firma” – como tem dito alguns críticos de televisão – a atração tem chamado a atenção nas redes sociais pelas performances que surpreendem, para o bem ou para o mal, revelando ou reforçando talentos que pouca gente tinha conhecimento.

Entre as boas surpresas que o reality tem mostrado, são nítidas as desenvolturas de André Frateschi, Cláudio Lins, Mariana Rios, Sabrina Parlatore e Fabiana Karla. Entre eles, não há amadorismo no palco. Todos já possuem experiências com música. André Frateschi, recentemente, liderou com maestria os vocais da turnê especial de 30 anos do Legião Urbana, onde teve a difícil missão de substituir Renato Russo. Já Cláudio Lins, além de ser filho de Ivan Lins e da “cantriz” Lucinha Lins, possui três discos gravados. Mariana Rios também lançou álbum em 2009 e tem reforçado a cada domingo o quanto deseja se consolidar nessa vertente.

Sabrina Parlatore, a eterna musa da extinta MTV Brasil, possui um projeto musical de jazz e MPB há um tempo. No PopStar, isso só está sendo expandido a nível nacional. A pernambucana Fabiana Karla, que vem apenas da experiência na extinta banda Pão com Ovo (junto com a personagem Cinderela) e o musical Nessa Mesa de Bar – onde homenageava o repertório de Reginaldo Rossi – tem agradado ao público nas redes sociais por trazer o repertório mais regional e popular. Mas ainda surpreendeu positivamente anteontem ao atacar de Madonna apresentando o hit Like a Prayer, provando que pode ousar e sair de sua zona de conforto musical.

Em contrapartida, há talentos na atração que ainda não disseram ao que veio nestes cinco episódios. É o caso de Alex Escobar, Érico Brás, Marcella Rica e Marcello Melo Jr. O jornalista e o comediante do Zorra são dois exemplos de que carisma e empatia com o público acabam passando por cima do que realmente importa neste tipo de programa: afinação e performance. Já a jovem atriz Marcella Rica, recém-saída da novela A Lei do Amor (2016), além de não ter experiência relevante com música, não conseguiu encontrar sua identidade musical, trazendo apresentações que ficam carentes de algo a mais. E Marcello Melo, mesmo como vocalista do conjunto Melanina Carioca – do pegajoso hit Deixa Se Envolver – não fez nenhum número à altura de seu relativo sucesso na música.

Os atores Lúcio Mauro Filho e Thiago Fragoso têm tido uma passagem regular no dominical apresentado por Fernanda Lima, sem maiores tropeços. E os humoristas Edu Sterblitch e Rafael Cortez lutam a cada semana para deixar a veia cômica de lado e serem encarados como cantores. Por fim, o ator Murilo Rosa foi o primeiro eliminado do programa na edição de anteontem de forma merecida, pois também não vinha acrescentando boas apresentações à atração.

Os treze talentos do PopStar seguem na competição ao vivo sendo julgados por três “instâncias”: a bancada de dez jurados especialistas – que modifica a cada semana e volta e meia também rouba a cena nas redes sociais ao tecer os comentários de cada apresentação – a plateia interativa, que assiste a tudo nos Estúdios Globo, e os votos do público pela internet através do site do programa. Com o placar zerado na edição do último domingo e repescagem realizada, o programa segue com um destino indefinido sobre quem levará o prêmio desta primeira temporada: a “modesta” quantia de R$ 250 mil.

AUDIÊNCIA

Ocupando o horário consolidado pela terceira temporada do The Voice Kids no início do ano e a segunda temporada do Tamanho Família - apresentado por Márcio Garcia - Fernanda Lima, junto com Tiago Abravanel nos bastidores, tem entregado uma média de audiência razoável para a TV Globo.

De acordo com dados consolidados do Ibope, na estreia, o PopStar teve 13,6 pontos na Grande São Paulo. Índice inferior às reestreias do Tamanho Família (que começou com 14,1 pontos) e do The Voice Kids, com 15,9. Nas semanas seguintes, a competição entre famosos teve, respectivamente: 14,2 (16/7); 13,2 (23/7); 12 (30/7) e o maior índice que, até agora, veio com a edição de anteontem, com 14,6 pontos.

Fechando a média geral de 13,5 pontos até então, a atração segue com audiência regular, mas sem ameaçar a liderança no horário para a emissora

Últimas notícias