Animação brasileira Oswaldo estreia no Cartoon Network

Produção conta a história de um pinguim que vive entre humanos

Birdo Studio/Divulgação
Produção conta a história de um pinguim que vive entre humanos - FOTO: Birdo Studio/Divulgação

Um pinguim de 12 anos sente-se um tanto deslocado na escola. Mas, com sua fértil imaginação, ele transforma em algo mirabolante as experiências vividas junto com os amigos Leia e Tobias ou na companhia da família, que o encontrou na praia (todos são humanos). A história de Oswaldo pode fazer com que muitas pessoas se identifiquem com o personagem da animação. A série brasileira estreia nesta quarta-feira (11/11), às 20h15, no canal por assinatura Cartoon Network.

"Todo mundo já se sentiu meio pinguim na vida, especialmente na época da escola. Oswaldo sente-se meio deslocado mas nem percebe que é diferente dos outros porque vive num mundo só dele em que tudo que a imaginação cria pode ser realidade", comenta o criador da série, Pedro Eboli, na apresentação do projeto que ele dirige junto com Antônio Linhares.

Este último completa: "Oswaldo é um projeto com um DNA bem brasileiro mas com metáforas universais da infância. Usamos elementos característicos de 20 anos atrás, como a locadora de games e o jogo de bafo, que são quase relíquias hoje, mas as crianças ainda entendem e curtem".

"Uma coisa muito legal do personagem é que a imaginação dele é tão forte que às vezes ele deixa tomar conta. Ele é empolgado com o mundo, com as próprias ideias, isso sempre dá um gancho para as histórias. Por menor que seja o problema real, ele sempre consegue transformar numa coisa muito grande na cabeça dele", destaca Paulo Muppet, sócio da Birdo Studio.

Oswaldo gosta de videogames, pizza, RPG e piadas da internet. Leia adora RPG, miniaturas e jogos de tabuleiro e têm altas expectativas em relação às notas dela na escola. Tobias é descrito como um personagem "um tanto avoado", com uma agitação que é triplicada com as invenções de Oswaldo. "O fato dos três aceitarem com tranquilidade as peculiaridades dos outros é o que cria uma afinidade imediata entre eles. A amizade é tão forte e verdadeira que os três só precisam deles mesmos para se acharem os mais descolados do mundo", explica Luciana Eguti, também sócia da Birdo Studio, na divulgação da série.

A primeira temporada de Oswaldo é composta por 13 episódios de 11 minutos (a classificação indicativa é 9 a 12 anos). A produção envolveu 54 profissionais, entre animadores, designers, produtores e roteiristas. Os atores Joel Vieira, Melissa Garcia e Vini Wolf fazem as vozes de Oswaldo, Leia e Tobias.

 

Birdo Studios

A Birdo Studios criou os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e da série Vinicius e Tom: Divertidos por Natureza, primeiro lugar de audiência no Cartoon Network em 2016. Oswaldo tem uma ligação com a infância de Pedro Eboli, que "se sentia meio pinguim no Rio de Janeiro dos anos 1980 e 1990", como definido no material de divulgação.

"O projeto começou há cinco anos, com nossa primeira tentativa de fazer uma série de onze minutos. O início tem dois lados. Um deles é que a gente, como estúdio, naquela época fazia mais prestação de serviço. A gente ainda faz essa parte, mas já sentia a vontade de ter conteúdo próprio", lembra Paulo Muppet.

"O outro lado é que Pedro Boni, um dos nossos animadores, tinha uma série de projetos. A gente decidiu apostar no Oswaldo e correr atrás de financiamento. Lá atrás, há cinco anos, Oswaldo ainda era um pouquinho diferente. Ele evoluiu à medida em que fomos conversando com o canal e desenvolvendo o projeto, que tem algo bastante pessoal para Pedro, o criador", continua Paulo.

Ele explica que a Birdo Studio já está em negociação com o Cartoon Network para exibir a primeira temporada de Oswaldo, assim como futuros episódios, em outros países. "Acho legal falar sempre que, toda vez que aparece uma série brasileira de animação nova, é uma conquista para o mercado todo. É muito legal que as crianças assistindo à TV hoje possam ver não só desenhos importados, mas também outros que falem com a cultura delas, com o jeito do brasileiro. Também é legal exportar para crianças de outros lugares do mundo conhecerem nossa cultura. Acho que a gente tem sempre que estar celebrando quando consegue ter mais um produto animado no ar", comenta Paulo. 

Últimas notícias