Stranger Things consolida seu universo na estreia da segunda temporada

Primeiro episódio consegue retomar a história e apresentar novos personagens sem perder o ritmo

Netflix/Divulgação
Primeiro episódio consegue retomar a história e apresentar novos personagens sem perder o ritmo - FOTO: Netflix/Divulgação

AVISO DE SPOILER: O texto tem comentários sobre o primeiro episódio da segunda temporada.

A segunda temporada da série Stranger Things (Netflix) estreou nesta sexta-feira (27/10), impulsionada pelo sucesso da primeira, que conquistou muitos fãs com seus carismáticos protagonistas e uma história cheia de referências aos anos 1980. A expectativa para boa parte do público é de que, neste retorno, a trama estivesse mais madura e sombria. Primeiros episódios de novas temporadas às vezes seguem um ritmo mais lento, para relembrar alguns acontecimentos ao espectador. Mas não foi este o caso. Pode-se dizer que, no início do novo ciclo, os irmãos Matt e Ross Duffer conseguem consolidar o universo criado por eles, retomando alguns pontos da história e apresentando novos personagens e elementos sem perder o ritmo narrativo.

Estamos em 1984, perto do Halloween. Os republicanos Ronald Reagan e George Bush venceriam a eleição presidencial dos Estados Unidos. Mas, antes de voltar à fictícia Hawkins (Indiana) para saber o que aconteceu com os personagens, o espectador é apresentado a outro elemento da história. A primeira sequência do episódio, uma perseguição policial na Filadélfia, mostra que Eleven (Millie Bobby Brown) não foi a única a conseguir escapar com vida do Laboratório Hawkins - e também que "Eight" usa seus poderes com propósitos diferentes. Sabe-se pouco sobre ela, mas o suficiente para instigar especulações.

A possibilidade de que existissem outras pessoas na situação de Eleven ou da mãe dela foi algo que ficou em aberto na primeira temporada, o que pode ser bem explorado a partir de agora. E "Eight" não é a única novidade em cena. O público também é apresentado ao namorado de Joyce (Winona Rider), Bob Newby (Sean Astin, que participou de Os Goonies). "Fale pra eles não escolherem nada aterrorizante. Odeio filmes de terror", diz Bob para Nancy em determinado momento.

A presença dele ainda traz um pouco de humor para a casa da família Byers e parece provocar ciúme em Jim Hopper (David Harbour). O policial ainda está bem próximo de Joyce e mostra-se preocupado com Will (Noah Schnapp). Sobre o menino pesa muito das consequências do que ocorreu no ano anterior. Will precisa lidar com a desconfiança das pessoas na cidade e, com um diagnóstico de stress pós-traumático, passa por exames no laboratório de Hawkins. Ainda conectado ao Mundo Invertido, Will sente que uma ameaça ainda maior que o Demogorgon paira sobre todos.

Enquanto isso, Jim lida com o investigador Murray Bauman (Brett Gelman) e suas suspeitas de que Barbara Holland (Shannon Purser) tenha sido assassinada por espiões russos e de que a própria Eleven seja russa - outra passagem do roteiro que situa a história nos Estados Unidos da década de 1980, para além das referências no figurino, trilha sonora e cenografia.

Murray foi contratado pelos pais de Barb, que ainda nutrem a esperança de encontrar a filha com vida. O jantar deles com Nancy Wheeler (Natalia Dyer) e Steve Harrington (Joe Keery) acabou sendo uma homenagem à personagem vítima do Demogorgon, com Nancy e Steve sofrendo sem dizer a verdade para o casal. Os jovens estão lidando com as decisões dos últimos anos da escola e, pelo que se nota, Jonathan Byers (Charlie Heaton) ainda gosta dela.

Entre os novos personagens também estão os irmãos Max (Sadie Sink) e Billy (Dacre Montgomery), que chegam da Califórnia. Max anda de skate, joga muito bem e logo chama a atenção de Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin). Sabe-se que a menina em breve se tornará a nova integrante do grupo. Enquanto isso, no primeiro episódio, Mike (Noah Schnapp) é o que parece mais preocupado em retomar o contato com Eleven.

A pista de como a personagem retornaria à história foi dada no final da primeira temporada, quando o policial Jim deixou um waffle dentro de uma caixinha de madeira entre as árvores. Eleven reaparece jantando na casa dele, após "beliscar" a sobremesa antes do prato principal.

Ganchos como esses garantiram a linearidade nesta retomada da história de Stranger Things, que teve um pouco de aventura, humor, drama e mistério, mas também deixou em aberto elementos como possíveis segundas intenções de alguns personagens para que o retorno não soasse mais do mesmo. 

Minissérie

Junto com a segunda temporada de Stranger Things, a Netflix liberou para seus assinantes uma minissérie sobre o universo da produção. Cada episódio aborda um tema junto com o elenco, pessoas da produção e convidados.

 

Últimas notícias