Bake Off Brasil: Saiba como serão as provas da final do reality show

Finalistas Johanna, José e Dário enfrentam o desafio mais longo das três temporadas do programa exibido pelo SBT

Artur Igrecias/SBT/Divulgação
Finalistas Johanna, José e Dário enfrentam o desafio mais longo das três temporadas do programa exibido pelo SBT - FOTO: Artur Igrecias/SBT/Divulgação

A final do reality show Bake Off Brasil vai ao ar neste sábado (16/12), às 21h30 (horário de Brasília), no SBT. A pernambucana Johanna, o baiano Dário e o paulista José enfrentam o desafio mais longo de todas as três temporadas do programa apresentado por Carol Fiorentino. Além disso, a ordem das provas foi invertida pela primeira vez nesta temporada: Com essa mudança, primeiro foi gravada a prova técnica, e, na sequência, a criativa.

A pernambucana Johanna, que nasceu em Petrolina, teve a chance de manter a hegemonia feminina no Bake Off Brasil, já que em 2015 a vitória no programa foi de Samira Ghannoum e, em 2016, de Camila Poli.

No desafio técnico, Johanna, José e Dário precisavam criar uma vila de biscoitos com quatro andares. Cada concorrente podia escolher um ex-participantes para ajudá-lo por uma hora (o equivalente a metade da prova). Os jurados Beca Milano e Fabrizio Fasano Jr. fizeram a avaliação às cegas das criações dos concorrentes e o público descobre, já nesta parte, quem ficou em terceiro lugar.

Na última etapa, o desafio criativo, os dois finalistas tinham que preparam uma ceia de Natal com algumas especificidades. A refeição precisava ser formada por um prato salgado que tivesse massa e fosse levado ao forno, um pão salgado com recheio, um bolo natalino de dois andares (com pelo menos um recheio) e 15 porções individuais de sobremesa. Os familiares dos competidores puderam acompanhar a prova torcendo do lado de dentro da tenda.

Confira o perfil dos três finalistas do Bake Off Brasil 2017

Johanna (Petrolina, PE), 29 anos
Johanna é mão de um garoto de 7 anos. Cursou publicidade, mas não trabalha na área. Desde criança é ligada ao mundo das artes e aplica seu talento para divulgar suas criações com belos posts nas redes sociais. Disciplinada e focada, passou cinco anos tentado acertar a receita perfeita de macarons feitos com ingredientes regionais. Em 2010 começou a vender doces para investir na educação do filho. Já vendeu doces em “foodbikes” mas hoje trabalha em casa fazendo doces por encomenda.

José (Campinas, SP), 36 anos
José é faixa preta de Jiu-Jitsu, casado e tem um filho. Sempre gostou de gastronomia, só que o pai, executivo, não apoiava sua escolha. Trabalhou 10 anos em uma multinacional como gerente de projetos, mas devido ao estresse abandonou a carreira e decidiu resgatar seu sonho de trabalhar com confeitaria. Aprendeu o que sabe com livros e vídeos no Youtube. Montou um ateliê de confeitaria em sua casa e passou a vender doces de forma informal. Dá aulas de Jiu-Jitsu para crianças para completar o orçamento. Conta que já sentiu preconceito por ser "homem, alto, forte e fazer “florzinhas” nos bolos".

Dário (Ribeira do Pombal, BA), 25 anos
Dário é filho único e gosta de cozinhar nas horas vagas. Já ganhou um edital para gravar um filme sobre as lendas da sua cidade e com isso foi estudar cinema. Para conseguir se manter na faculdade começou a fazer bolos para vender nas ruas e nas salas de aula. Em seguida passou em um concurso público, precisou parar a faculdade, mas continuou a fazer bolos. Aprendeu tudo sobre confeitaria assistindo vídeos no Youtube e treinando sozinho em casa. Gosta de técnicas rústicas e modela flores usando uma colher.

Últimas notícias