O Fim do Mundo: Atores da novela contam o que fariam no último dia

História criada pelo dramaturgo Dias Gomes é reapresentada pelo Viva a partir de segunda-feira (18/12)

Globo/Divulgação
História criada pelo dramaturgo Dias Gomes é reapresentada pelo Viva a partir de segunda-feira (18/12) - FOTO: Globo/Divulgação

O canal Viva exibe a série O Fim do Mundo (1996) a partir desta segunda-feira (18/12), às 23h30. A história criada por Dias Gomes se passa em uma cidade fictícia situada no interior da Bahia, Tabacópolis, que sobrevive da plantação de fumo e do turismo. É lá que morava Joãozinho de Dagmar (Paulo Betti), que fazia previsões sobre os moradores do local, especialmente os políticos.

A tranquilidade da região é abalada quando ele prevê que o mundo vai acabar em três meses. A partir daí, a população começa a enxergar sinais em fatos como o nascimento de um bezerro com duas cabeças e um tremor de terra. As pessoas entram em pânico, os hospitais ficam lotados e os habitantes tentam realizar seus últimos desejos.

Exibida originalmente como novela, e dirigida por Paulo Ubiratan e Gonzaga Blota, O Fim do Mundo tem 35 capítulos (que serão exibidos de segunda-feira a sábado pelo Viva). O elenco contou com atores como José Wilker, Bruna Lombardi, Paloma Duarte, Guilherme Fontes, Lima Duarte, Vera Holtz, Otávio Augusto, Isabel Fillardis, Maurício Mattar, Alexia Deschamps e Luciana Coutinho.

A música O Último Dia (1995), de autoria de Billy Brandão e Paulinho Moska, tornou-se tema da abertura da novela. Para divulgar a volta de O Fim do Mundo, que ocorre no mesmo dia da série Grande Sertão: Veredas*, a equipe do canal Viva fez a pergunta que está em um dos versos da canção para alguns atores.

 O que você faria se só te restasse um dia?

Paulo Betti: "Sairia catando lixo, uma forma de impedir o fim do mundo. Me engajaria em todo tipo de manifestação que considerasse justa. Não acreditaria de forma alguma em charlatães".

Cininha de Paula, que interpretou Zizi Badaró, "uma solteirona religiosa e fofoqueira", cuja vida mudou com a chegada do primo Emiliano (Ricardo Blat): "Pular de asa delta ou de paraquedas. Fazer a volta ao mundo de avião. Se candidatar a presidente da república da Coreia".

Tamara Taxman, que viveu a viúva Clotilde, mãe de Josias (Guilherme Fontes), Dalva (Renata Lima) e Maninho(Marcelo Faria): "Eu iria para um lugar perto do mar, reuniria todas as crianças e fingiríamos que estava tudo bem. Cantaríamos, dançaríamos e tentaríamos ser felizes. Eu leria tudo o que ainda não pude ler. Eu juntaria todos os amigos e faríamos um filme sobre o assunto".

Bruna Lombardi, que foi Gardênia, casada com Tonico Laranjeira (Otávio Augusto): "Adoraria ver o fim de todas as guerras e de toda violência. Queria ver uma nova consciência que trouxesse amor entre as pessoas e a paz entre todos".

Tatiana Issa, que interpretou Maria do Socorro, filha mais velha de Socó (José Wilker) e Margarida (Ângela Vieira) e irmã de Letícia (Paloma Duarte). Ela passava o tempo no telhado de casa, conversando com seu pássaro, e sua temperatura subia ao chegar perto de frei Euzébio (Norton Nascimento): "Pegaria a filha, a mãe e os amigos e ficaria em casa grudadinha ou viajaria para o Brasil e iria com a filha, a mãe e os amigos para a praia de Copacabana ver o mar. Aproveitaria pra comer todas as coisas gostosas do Brasil que morre de saudades, como pastel e brigadeiro".

* Leia mais sobre as reprises na editoria de Cultura do Jornal do Commercio deste domingo (17/12).

Últimas notícias