'Treze Dias Longe do Sol' narra luta de sobreviventes após desabamento

Nova minissérie da TV Globo chega às telas no próximo dia 8 de janeiro

Foto: Ramón Vasconcellos/TV Globo/Divulgação
Nova minissérie da TV Globo chega às telas no próximo dia 8 de janeiro - FOTO: Foto: Ramón Vasconcellos/TV Globo/Divulgação

Todos estão soterrados em Treze Dias Longe do Sol, nova minissérie da Globo que estreia em 8 de janeiro, após O Outro Lado do Paraíso. Embora apenas nove personagens estejam sob os escombros do prédio construído por Saulo (Selton Mello), os outros são sufocados pela busca incessante dos culpados. Segundo os autores Elena Soárez e Luciano Moura, a ideia nasceu do desejo de contar como as pessoas se transformam a partir de uma tragédia.

"O que nos interessou foi colocar um grupo de atores excepcionais em uma situação-limite. Nós olhamos aquela história e vemos que, quando somos postos em uma condição dessas, nos revelamos. Temos um protagonista demasiadamente humano. O Saulo é imperdoável e adorável", conta Elena.

Na minissérie, Saulo vê o sonho de se tornar sócio da Baretti Construtora literalmente desmoronar. O que tinha começado como uma jogada certeira, com o auxílio de Gilda (Debora Bloch), para desviar dinheiro da obra do Centro Médico Dr. Augusto Rupp (Lima Duarte), para comprar as ações de Vitor Baretti (Paulo Vilhena), acaba mal. Durante uma inspeção de Marion (Carolina Dieckmann) na obra do empreendimento do pai, o edifício desaba e ela, Saulo e alguns operários ficam soterrados.

"É uma trama muito bem engendrada e diferente. Saulo é um engenheiro ambicioso, que quer ser sócio da construtora. Por conta disso, ele acaba usando um material ruim e o prédio cai. A série se passa o tempo todo no mundo de quem está em cima e embaixo. Uns lutando para sobreviver e outros querendo se livrar da culpa", conta Selton Mello.

De acordo com Selton, o protagonista é um herói que paga o preço da própria ambição desmedida. Isso pode deixar os telespectadores em dúvida na hora de torcer ou não pelo rapaz. Em dez episódios, 'Treze Dias Longe de Sol' acompanhará as angústias e medos de Saulo, Marion, Jesuíno (Antônio Fábio), Bené (Arilson Lopes), Yasmin (Camila Márdila), Zica (Démick Lopes), Messias (Marcos de Andrade), Daréu (Rômulo Braga) e Dario (Glauber Amaral).

"A minissérie tem um tom crítico, é bem atual. Na verdade, há uma tragédia, a catástrofe física, mas o Luciano e a Elena sempre se preocuparam muito em apostar no drama pessoal desses personagens, que estão sendo soterrados literalmente ou pela imprensa ou pela culpa", acredita Selton.

Saulo e Marion também têm de lidar com os resquícios do tórrido romance que tiveram. Presos no mesmo lugar e com os sentimentos à flor da pele, o antigo casal terá tempo para discutir o que levou a médica a sumir da vida do engenheiro. Carolina Dieckmann garante que a situação de confinamento de Marion mexeu profundamente com suas sensações.

"Não sei se aprendi algo palpável, mas lidei com esse tipo de sentimento, de tensão. E é óbvio que o trabalho do ator é misturado demais com as nossas emoções, com o que a gente dá e recebe. Então, saí da Marion modificada, embora não tenha feito nada de diferente especificamente. Fiquei cerca de 50 dias em contato com emoções que nunca tive na vida. Você não sai disso sem se transformar", afirma.

QUEM É QUEM

Saulo (Selton Mello) – Engenheiro da Baretti Construtora, fez de tudo para conquistar seu lugar ao sol. Roubou o primeiro emprego – ainda como estagiário – de Newton (Enrique Diaz), seu amigo. Estava determinado a comprar a empresa pela qual tem dado a vida. Já casado, teve um romance com Marion (Carolina Dieckmann) e os dois se reencontram sob os escombros.

Marion Rupp (Carolina Dieckmann) – Médica, filha única do doutor Rupp (Lima Duarte), dono do futuro centro médico, que desaba. Com Saulo (Selton Mello), teve um romance de pouco mais de um ano e partiu para os Estados Unidos assim que percebeu que a relação não tinha futuro. O amor que deixaram de lado vai retornar com força, violência e verdade.

Newton da Nóbrega (Enrique Diaz) – Professor de Cálculo no curso de Engenharia, ex-colega e rival de Saulo (Selton Mello). Tem zero traquejo social, é separado e pai de uma filha. Com a tragédia, Newton descobre por que Saulo precisava de um amador a seu lado especificamente naquela obra.

Gilda (Debora Bloch) – Diretora da área financeira da construtora, é aliada de Saulo (Selton Mello) no plano de comprar a parte de Baretti na empresa. Foi amante do dono da construtora por longos anos.

Vitor Baretti (Paulo Vilhena) – Filho do dono da construtora, é um "bon vivant". Cursou Marketing e, assim que o pai morre, resolve viver sua própria vida. Mas, longe dali e, se possível, em alto-mar.

Ilana Krieg (Maria Manoella) – Filha do megaconstrutor Samuel Krieg (Luciano Chirolli). Conheceu e se apaixonou por Saulo (Selton Mello) na faculdade, mas nunca acreditou que ele sentisse o mesmo por ela. Já separada dele, quando o prédio cai, Ilana percebe que ainda esperava por Saulo.

Marco Antônio (Fabrício Boliveira) – Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, assume o comando no trabalho de resgate das vítimas do desabamento. Não enxerga limites para encontrar possíveis sobreviventes.

Dr. Rupp (Lima Duarte) – Dono do centro médico e de uma seguradora de saúde, é pai de Marion (Carolina Dieckmann). Aos 70 anos, é multimilionário, acha-se o dono da verdade e julga-se acima da lei.

Samuel Krieg (Luciano Chirolli) – Megaconstrutor, pai de Ilana (Maria Manoella). Planeja comprar a parte de Vitor Baretti (Paulo Vilhena) na empresa só para frustrar o sonho do ex-genro Saulo (Selton Mello).

Jesuíno (Antônio Fábio) – Trabalha com Saulo (Selton Mello) há mais de 15 anos e sempre o teve na melhor conta. Jesuíno tem uma filha, Yasmin (Camila Márdila), a quem não vê há mais de um ano e que, agora, aparece grávida. É um dos soterrados.

Bené (Arilson Lopes) – Eletricista, faz parte da equipe de Saulo (Selton Mello) e Jesuíno (Antônio Fábio) há muitos anos. Apesar da falta de agilidade física, sabe tudo de elétrica. Fica preso nos escombros.

Yasmin (Camila Márdila) – Filha de Jesuíno (Antônio Fábio). Criada longe do pai, reaparece grávida de nove meses depois de passar um ano sem vê-lo.

Últimas notícias