Treze Dias Longe do Sol: Saiba como foi criado o prédio que desaba na série

Somente a etapa de modelagem, iluminação e simulação 3D levou 5,6 mil horas de trabalho

Ramón Vasconcelos/Globo/Divulgação
Somente a etapa de modelagem, iluminação e simulação 3D levou 5,6 mil horas de trabalho - FOTO: Ramón Vasconcelos/Globo/Divulgação

O prédio que desaba logo no primeiro episódio da minissérie Treze Dias Longe do Sol (Globo), que estreia nesta segunda-feira (8/1) na TV, foi totalmente criado em 3D. "Construir um prédio para destruí-lo demanda um planejamento bem complexo, que começa nos detalhes relacionados aos planos que vamos filmar, passando por toda parte técnica e tecnológica necessária. São várias áreas que precisam se comunicar para que as imagens finais estejam de acordo com a realidade", explica o diretor artístico da minissérie, Luciano Moura.

Estudos de demolições reais e centenas de simulações foram feitos durante o processo. A equipe de criação 3D criou a aparência do edifício e do entorno, prestando atenção a detalhes como o cimento entre os tijolos. Como a história se divide entre os personagens que ficam fora e dentro do prédio após o desabamento, recursos de 3D também foram utilizados para ampliar o cenário dos escombros.

Segundo a emissora, 5,6 mil horas de trabalho foram dedicadas às etapas de modelagem, iluminação e simulações em 3D. Mais 10 mil horas de trabalho foram utilizadas na composição dos efeitos. Para a finalização, aproximadamente 15 mil horas de trabalho foram necessárias.

Elenco

Minissérie de Elena Soárez e Luciano Moura, com direção artística de Luciano Moura, Treze Dias Longe do Sol é uma coprodução da Globo com a O2 Filmes. No elenco, estão Selton Mello, Carolina Dieckmann, Debora Bloch, Enrique Diaz, Paulo Vilhena, Lima Duarte, Camila Márdila, Fabrício Boliveira, Antônio Fábio e Arilson Lopes, entre outros.

Os dez episódios já estão disponíveis para assinantes no Globo Play.

Últimas notícias