Sinhá Moça: Primeira versão, com Lucélia Santos, é exibida no Viva

Novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, inspirada no romance homônimo foi ao ar na Globo em 1986

Globo/Arquivo
Novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, inspirada no romance homônimo foi ao ar na Globo em 1986 - FOTO: Globo/Arquivo

A primeira versão da novela Sinhá Moça, com Lucélia Santos no papel principal, estreia no Viva dia 29 de janeiro, mesmo dia em que o canal por assinatura volta a exibir Explode Coração. Inspirada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, a novela escrita por Benedito Ruy Barbosa foi dirigida por Reynaldo Boury e Jayme Monjardim. Ela estreou na Globo em 1986.

Os capítulos são exibidos no Viva de segunda-feira a sábado, às 14h30, e a novela também pode ser acompanhada pelo Viva Play (o conteúdo fica arquivado na plataforma de streaming até 30 dias após o final da exibição completa da atração na TV).

Sinhá Moça

A trama de Sinhá Moça começa em 1986 e termina em 1888. A romântica Sinhá Moça (Lucélia Santos) é filha do Coronel Ferreira (Rubens de Falco), o Barão de Araruna, e de Cândida (Elaine Cristina). Após terminar seus estudos na capital, ela volta à sua cidade e se apaixona pelo republicano abolicionista Rodolfo (Marcos Paulo).

Ela se junta a ele e outros abolicionistas, contrariando as ideias do pai, que é escravocrata, mas é apoiada pela mãe e por Bá (Chica Xavier), que teve seu filho vendido pelo Barão e sonha em rever o menino, fruto do amor dela com Pai José (Milton Gonçalves).

A novela também conta histórias como a da paixão de José Coutinho (Tato Gabus Mendes) e Adelaide (Solange Couto) - ele é filho de um ambicioso fazendeiro e ela, uma mulher escravizada que se torna dama de companhia de Sinhá Moça. A personagem Ana do Véu (Patrícia Pillar), que vivia com o rosto coberto por causa de uma promessa da mãe, Nina (Norma Blum), encanta o jovem Ricardo (Daniel Dantas). Outro núcleo é o de Rafael (Raymundo de Souza), filho do barão com Maria das Dores (Dhu Moraes), que foi vendido pelo pai. Alforriado, ele retorna à região disposto a se vingar, apresentando-se como Dimas, e conta com o apoio do abolicionista Augusto (Luiz Carlos Arutin).

Últimas notícias