Antonio Banderas vive "imensa responsabilidade" em interpretar Picasso

Antonio Banderas afirma enfrentar dificuldades para entender o pintor em série de televisão

Foto: Facebook/Reprodução
Antonio Banderas afirma enfrentar dificuldades para entender o pintor em série de televisão - FOTO: Foto: Facebook/Reprodução

O ator espanhol Antonio Banderas, que grava Genius Picasso, série de televisão para a National Geographic, encarnando o famoso pintor, declarou à AFP que experimenta "uma imensa responsabilidade" em relação ao "herói de Málaga".

Nas filmagens da série, nos estúdios de Budapeste, o ator caracterizado de um Picasso (1881-1973) idoso, lembra que o pintor "nasceu na (sua) terra", em Málaga, a capital da Andaluzia.

O ator diz que "cresceu à sombra" desta "figura muito imponente" que, segundo ele, é "provavelmente o artista mais importante do século XX".

"Quando ia à escola segurando a mão de minha mãe todas as manhãs, atravessávamos a Praça da Merced", onde se encontra a casa onde Picasso nasceu, lembra, em um inglês com um sotaque ibérico encantador.

"Sei que serei observado atentamente e criticado", acrescenta com uma risada, "como Picasso sabia ao pintar 'Les demoiselles d'Avignon', obra pela qual alguns queriam matá-lo porque não era adequada para a época".

A série em 10 episódios, programada para estrear em 24 de abril nos Estados Unidos, parece-lhe "um vetor muito interessante" para contar a vida "de tal personagem".

Ele passa cinco horas fazendo a maquiagem para se parecer com o Picasso já velho.

"Então, devemos nos acostumar a usar essa máscara, as sobrancelhas, esse nariz, para fazer justiça", argumenta ele.

Mas a exata semelhança física "não é o maior desafio", ressalta Antonio Banderas. "Não queremos reproduzir um boneco de cera".

A exatidão histórica é uma das forças do canal National Geographic, revela.


Compreender Picasso 

A maior dificuldade, de acordo com ele, é "entender Picasso", suas escolhas políticas e artísticas, a natureza de suas relações amigáveis ??e sentimentais.

"É preciso ler constantemente entre as linhas, tentando compreender a sua verdade: a complexidade está aí", aponta o ator.

A narração da série não é "cronológica", continua, acrescentando que a série começa com o bombardeio nazista da cidade basca de Guernica, em 26 de abril de 1937, para ajudar as tropas nacionalistas espanholas.

"Estamos fazendo uma espécie de pintura cubista com constantes idas e voltas na existência do todo-poderoso" Picasso".

Alex Rich ("Glow", "True Detective") encarna o pintor em seus anos de juventude.

"Eu apareço em cena antes dele", conta Banderas. "O velho Picasso está observando sua vida pelo espelho retrovisor".

O ator está em contato com Olivier Picasso, o neto do pintor e de Marie-Thérèse Walter, de quem lê Picasso portrait intimate (2013), que será lançado em inglês em 8 de março.

Últimas notícias