TV Brasil transmite ao vivo o desfile das escolas campeãs do Rio

Paraíso do Tuiuti e Beija-Flor encerram o desfile na Marquês de Sapucaí

Fernando Grilli/Riotur/Divulgação
Paraíso do Tuiuti e Beija-Flor encerram o desfile na Marquês de Sapucaí - FOTO: Fernando Grilli/Riotur/Divulgação

A TV Brasil transmite ao vivo o desfile das escolas Campeãs do Rio de Janeiro neste sábado (17/2), a partir das 20h30 (horário de Brasília). As escolas de samba Paraíso do Tuiuti e Beija-Flor encerram a programação na Marques de Sapucaí.

A jornalista Luciana Barreto e o radialista Tiago Alves conduzem a transmissão exclusiva, recebendo especialistas para comemorar o resultado do Carnaval 2018 no Rio de Janeiro. Entre eles estão o escritor Fábio Fabato e o cantor Paulinho Mocidade. A carnavalesca Maria Augusta, o jornalista Leonardo Bruno, a sambista Nilze Carvalho, a escritora e pesquisadora Raquel Valença, o jornalista Anderson Baltar e a jornalista Bárbara Pereira também passam pelo estúdio.

A TV Brasil comunica que acatou sugestões dos telespectadores e, em 2018, reduziu o número de convidados para dar mais destaque aos desfiles e o "esquenta" das agremiações. Espalhados pela Marquês de Sapucaí, os repórteres da emissora pública entrevistam integrantes das escolas de samba.

Beija-Flor de Nilópolis

A Beija-Flor de Nilópolis foi a grande campeã do Carnaval 2018 no Rio de Janeiro, com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu", baseado na obra Frankenstein, de Mary Shelley. Foi o 14º título da escola de samba.

O carnavalesco da escola, Cid Carvalho, lembrou que, das seis escolas melhores colocadas, três apresentaram enredos com críticas políticas e sociais, incluindo a Paraíso do Tuiuti e a Mangueira. "Isso significa que o povo e os jurados entenderam o recado. Esse país precisa rever muitas coisas. Nós, enquanto eleitores, precisamos aprender a escolher melhor quem nos representa", desabafou o carnavalesco.

Paraíso do Tuiuti

A Beija-Flor de Nilópolis ficou apenas um décimo à frente da segunda colocada, a Paraíso do Tuiuti. O desfile da vice-campeã, que seguiu o enredo "Meu Deus, Meu Deus! Está extinta a escravidão?", repercutiu bastante nas redes sociais.

No fim do desfile, a escola levou para a avenida um integrante vestido de vampiro usando uma faixa presidencial. Manifestantes que bateram panelas e saíram as ruas pelo impeachment de Dilma Rousseff foram representados como marionetes com camisa da seleção brasileira, manipulados por mãos enormes. Um discurso em defesa dos direitos trabalhistas apareceu na fantasia de operários que seguravam uma carteira de trabalho gigante como escudo.

Para Jurandir da Silva, um dos compositores do samba-enredo ao lado de Cláudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé e Aníbal Leonardo, a escola atingiu o objetivo de dar visibilidade a problemas do Brasil. “A situação está uma covardia. O que nós estamos passando, o mundo inteiro precisava ver”. A presidente da velha guarda da escola, Vitória Costa, concordou. “Nós acompanhamos as redes sociais. Não só no Brasil, mas até em outros países, estão falando de nós”.

Desfile das Campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro

1) Mocidade – Sexto lugar

2) Mangueira – Quinto lugar

3) Portela – Quarto lugar

4) Salgueiro – Terceiro lugar

5) Paraíso do Tuiuti – Vice-campeã

6) Beija-Flor – Campeã

Últimas notícias