Série Insatiable, da Netflix, é acusada de gordofobia

Petição online foi criada e atriz afirma que a série fala do assunto pela sátira

Tina Rowden/Netflix/Divulgação
Petição online foi criada e atriz afirma que a série fala do assunto pela sátira - FOTO: Tina Rowden/Netflix/Divulgação

Com estreia marcada para o dia 10 de agosto na Netflix, a série Insatiable já está no centro de um debate sobre gordofobia. Na produção, anunciada pela empresa como uma comédia de vingança, Debby Ryan interpreta a estudante Patty. A menina foi vítima de bullying por anos e, ao emagrecer, decide se vingar de todos.

Autora de uma petição online lançada no Change.org pedindo o cancelamento da série, que já conta com mais de 170 mil assinaturas, a usuária identificada como Florence critica a abordagem: "Por muito tempo, as narrativas disseram a mulheres e meninas impressionáveis que, para ser popular, ter amigos, para se tornar desejável ao olhar masculino e, em certa medida, para ser um ser humano de valor, é preciso ser magra". "Esta série vai causar distúrbios alimentares e perpetuar a objetificação dos corpos femininos", afirma ela em outra parte do texto.

Debby Ryan

A atrix Debby Ryan se pronunciou sobre o assunto pelo Twitter. "Como alguém que se preocupa sobre a maneira como o corpo, principalmente o feminino, é controlado pela sociedade, estava animada em trabalhar em Insatiable, pois é uma série que fala do assunto pela sátira", avaliou.

"Durante doze anos, sofri com meu corpo e isso me levou para lugares ruins que quero deixar para trás todos os dias. Me senti atraída pela proposta da série de falar sobre problemas reais e sobre como é esse sentimento de querer ser ignorada, porque é mais fácil que ser vista", continuou Debby, que afirmou: "O humor aqui não apoia gordofobia. A redenção é explicar que o bullying não é certo".

Últimas notícias