Consultório: o grande xodó de Graça Araújo

Jornalista e apresentadora fez história no rádio pernambucano com formato que aproximava ainda mais o público com prestação de serviço

Foto: Instagram/@graca_araujo/Reprodução
Jornalista e apresentadora fez história no rádio pernambucano com formato que aproximava ainda mais o público com prestação de serviço - FOTO: Foto: Instagram/@graca_araujo/Reprodução

Por 26 anos, Graça Araújo comandou com muito afinco o TV Jornal Meio-Dia, da TV Jornal. Mas desde 2001, ela também ancorava o programa Rádio Livre, na Rádio Jornal. Em meio à atração, um quadro acabou se sobressaindo e se tornou mais uma marca importante da jornalista: o Consultório de Graça.

“Lembro bem quando o diretor da rádio na época me chamou e disse que a ideia do João Carlos Paes Mendonça era levar mais informação à Rádio Jornal, que ainda era focada em música. E o quanto a nossa programação era machista no sentido de ter apenas locutores masculinos. Graça Araújo já estava na TV e, quando a convidamos, ela contou da frustração de não ter sido médica, como geralmente muitos pais querem. O formato do Consultório de Graça surgiu, então, de uma proposta dela. O quadro logo se tornou um grande espaço de debate e prestação de serviço, além de ser uma referência no rádio pernambucano e brasileiro”, relata Carlos Moraes, gerente de jornalismo da Rádio Jornal.

O Consultório consiste em trazer especialistas de saúde para conversar diretamente com os ouvintes sobre os mais diversos problemas durante 1 hora. Logo, a proposta se ampliou para especialistas de várias áreas. Essa aproximação do público com os convidados feita através de Graça Araújo firmava o vínculo entre ela e a população.

O quadro era o xodó da jornalista e era motivo de orgulho também para o atual produtor, Marcelo Barreto: “Eu já era ouvinte do programa ainda adolescente. E é um orgulho para mim produzi-lo. No Consultório, nós discutimos saúde e políticas com o povo. Toda segunda-feira, nós planejávamos a semana seguinte, sempre com ideias dela, ou a partir de um factual, ou por sugestões do público. A edição que vai ao ar nesta segunda-feira (10), por exemplo, foi uma sugestão que Graça havia “printado” do público sobre herpes. Ela sempre colocava o ouvinte para falar diretamente com o entrevistado. Era uma consulta de verdade, daí o seu grande sucesso com o público”.

SUCESSO

O reconhecimento do Consultório de Graça como um formato de sucesso na rádio lhe rendeu vários prêmios ao longo dos anos. No último dia 13 de agosto, Graça Araújo recebeu das mãos do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), uma medalha pelo relevante serviço prestado ao campo jurídico perante o público. E na última semana, a jornalista havia anunciado em suas redes sociais o prêmio Sociedade Brasileira de Neurologia de Jornalismo, por um Consultório feito sobre câncer no cérebro, que seria entregue no último sábado (8), no Rio Grande do Sul.

Ajudando a “traduzir falas” entre público e especialistas, o Consultório de Graça era mais que um programa de grande repercussão nas ondas do rádio: era a prova do jornalismo humano e profissional que Graça Araújo sempre desempenhou ao longo de sua brilhante carreira.

Últimas notícias