Graça Araújo e sua contribuição para o cinema pernambucano

Jornalista e apresentadora ganhou respeito dos profissionais de cinema do Estado ao apresentar todas as edições do Festival Cine PE

Foto: Instagram/@graca_araujo/Reprodução
Jornalista e apresentadora ganhou respeito dos profissionais de cinema do Estado ao apresentar todas as edições do Festival Cine PE - FOTO: Foto: Instagram/@graca_araujo/Reprodução

Sucesso na TV e na rádio, Graça Araújo também marcou seu nome na história do Cinema Pernambucano. A jornalista teve a oportunidade de ser a apresentadora oficial do Festival Cine PE ao longo de todas as 22 edições, sendo a última realizada entre maio e junho deste ano.

Para a diretora do evento Sandra Bertini, a comunicadora era uma grande apoiadora do evento. “Graça trabalha comigo desde a primeira edição, há 22 anos. É uma perda irreparável. Ela é e sempre vai ser a voz do Cine PE. Ela era carinhosa comigo e com o festival dentro e fora dos palcos. Ela sempre me apoiou a levar o festival adiante, mesmo com todas as dificuldades. Eu a amo muito. Amo demais. Foi uma coisa tão rápida e eu estou chocada”, conta ela, que viajou para fora do País sem conseguir se despedir. “Eu nem sei como vou fazer o próximo Cine PE sem Graça Araújo”, disse os prantos.

O cineasta Kleber Mendonça Filho homenageou a jornalista em suas redes sociais, relembrando a participação que ela fez no curta Recife Frio, de 2009, interpretando também uma âncora de TV. “Graça ocupou um lugar de tanta credibilidade e respeito numa ideia de jornalismo brasileiro e pernambucano tão tomada pela ‘greia’, pelo automatismo e cinismo, que seu trabalho sempre me chamou a atenção, e sendo ainda uma mulher negra e uma jornalista que se posicionava. Por isso, creio, que a chamei para aparecer num filme de ficção científica”, diz um dos trechos da postagem.

TESTEMUNHA DA EVOLUÇÃO

Homenageada deste ano do Cine PE, a cineasta Katia Mesel afirma que Graça Araújo testemunhou a evolução do cinema pernambucano. “Ela era a segura porta-voz do Cine PE, que contornou todas as situações, dificuldades do festival sempre com simpatia e maestria. Ela sempre vibrava com o cinema de Pernambuco quando levava algum prêmio no festival. Com isso, acompanhou a virada de atenção do nosso cinema de perto”, disse ela, lamentando a perda da jornalista: “Ela tinha uma empatia muito grande com o público. Não sei como vai ficar essa representatividade agora. Mas nesse mundo de luz onde ela está, eu tenho certeza que ela está sendo aplaudida”.

Últimas notícias