O despertar de Guilherme Winter como ator

No ar como Judas Iscariotes na novela 'Jesus', da Record TV, artista relembra sua trajetória em entrevista ao JC

Foto: Chico Cerchiaro/Divulgação
No ar como Judas Iscariotes na novela 'Jesus', da Record TV, artista relembra sua trajetória em entrevista ao JC - FOTO: Foto: Chico Cerchiaro/Divulgação

Quem vê hoje o ator Guilherme Winter, aos 39 anos, brilhando nas novelas da Record TV, não imagina que o encontro com esta profissão demorou um pouco para acontecer. Vivendo atualmente o icônico Judas Iscariotes na novela Jesus, de Paula Richard, o artista relembrou ao Jornal do Commercio o início desta história.

“Meu primeiro contato com a arte foi aos 22 anos. Trabalhei durante um tempo com cenografia numa famosa rede de hotéis de luxo. Na época, tive oportunidade de participar de algumas produções teatrais. Depois de perceber que eu amava o palco, as histórias, a possibilidade de viver as experiências que cada personagem traz na vida de um ator e, também, a troca entre o que o personagem nos oferece e o que nós temos pra dar, entre outras questões da profissão, resolvi estudar e me dedicar a esse ofício”, disse o paulista.

A carreira de Guilherme Winter Nóbrega de Almeida nas telinhas começou em 2006 no horário das sete da TV Globo, quando fez o personagem Flu, de Cobras & Lagartos. “Todo primeiro trabalho, na área que sempre sonhamos, gera uma expectativa imensa, né? [...]Na minha primeira oportunidade na TV, olhava muito como os atores agiam e, claro, poder estar com profissionais que eu admirava, como Lázaro Ramos e Ailton Graça, foi algo muito especial e que acrescentou no meu processo de ator. Pois ser ator, num país onde infelizmente carecemos de uma cultura mais sólida e contínua, é um ato de coragem”, reforça.

Em contato constante com a arte em várias vertentes, Guilherme Winter sempre se identificou também com a dança. Esta área já o levou a participar do espetáculo acrobático Fuerza Bruta, na Argentina, e até a participar do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão em 2011, onde foi um dos semifinalistas: “Eu amo a arte em geral. A dança já me deu oportunidades inesquecíveis, faz parte da minha vida. Simplesmente agradeço pelas experiências em que pude me expressar através do corpo. Sempre considerei que a dança é algo libertário, que não julga”.

Mas o ápice de Guilherme Winter na telinha viria quatro anos depois, quando protagonizou na Record TV a novela Os Dez Mandamentos, quando deu vida ao profeta Moisés. “Interpretá-lo, sem dúvida, foi um desafio, mas um grande prazer também. É um personagem que exigiu muito estudo e mergulho em diversos assuntos que cercaram sua vida e a bíblia. Afinal, ele foi o homem que protagonizou um dos momentos mais comentados no mundo, que é a travessia do Mar Vermelho. Outra coisa bem especial, que considero muito significativo, é que ao viver Moisés a minha visão sobre a história, a qual sou apaixonado, aumentou muito, bem como me ajudou na interpretação dos fatos”, afirma.

O sucesso deste personagem o levou para as telonas na versão cinematográfica da novela e até ao reconhecimento internacional em lugares como a Argentina, onde a trama foi um fenômeno de audiência. E a convivência com os folhetins bíblicos fez com que ele também refletisse um pouco sobre sua espiritualidade.

“Fui criado no catolicismo, mas não me considero, atualmente, seguidor de alguma religião. Minha relação é mais com a espiritualidade do que com a religião em si. Isto é, acredito num conceito mais amplo das coisas – sem estar centrado num dogma, entende? – seja por meio das energias, dos pensamentos, da vibração dos nossos sentimentos, entre outras coisas. E, principalmente, do bem que oferecemos”, externa.

JUDAS

Tão instigante quanto viver Moisés na TV, está sendo dar vida a Judas na novela Jesus. E Winter explica o porquê: “Judas é um personagem cheio de contradições. Claro que a grande maioria o considera como o grande traidor da humanidade, pois seu nome é sinônimo de traição. Mas, também, é um ótimo tesoureiro no grupo de apóstolos. Ele é considerado pelos companheiros como homem bom, leal, inteligente e instruído. Mas possui uma fraqueza: a ambição pelas coisas materiais e pelo poder”.

Para o ator, a ambiguidade de Judas é muito mais comum a nós, meros mortais, do que se imagina. “Assim como todos os seres humanos, possuidores de fraquezas, desalentos, desamores, entre outras sensações que fazem parte de nós mortais, Judas também tinha seus monstros internos, mas seus talentos e, principalmente, fé, não se resumia a isso. Seu coração era bom! E, para Deus, isso é algo louvável, não é mesmo?”, provoca.

O artista explica a trajetória de seu personagem neste momento na trama de Paula Richard: “Judas está junto de Cristo (Dudu Azevedo), com forte desejo de segui-lo. Ao lado dos discípulos, viverá algumas situações que o deixará um pouco apreensivo e, às vezes, nervoso, mas com o passar dos dias, tende a compreender melhor as experiências. Nos demais, como a novela é uma obra aberta, somos sempre surpreendidos, e isso é bom também. Então é esperar pra ver. Tem muita coisa boa vindo”, alerta.

Ainda que a descoberta de sua paixão pela atuação tenha sido “tardia”, hoje Guilherme Winter já vive o momento de realização na profissão que escolheu. “Hoje me alegro quando olho para trás. Pois tive a oportunidade de viver diversos personagens, cada um com seu ‘tom’ peculiar, que só me trouxe aprendizado e reforçou ainda mais meu amor pela atuação. O balanço que faço é de agradecimento por poder contar boas histórias, estar em tramas que tiveram ótimas repercussões e, claro, ser feliz com essa trajetória”, concluiu.

Últimas notícias