Final de 'Espelho da Vida' será nesta segunda-feira

Novela das seis da TV Globo escrita por Elizabeth Jhin desafiou tempo e espaço e sai de cena com sentimento de missão cumprida

Foto: Victor Pollak/TV Globo
Novela das seis da TV Globo escrita por Elizabeth Jhin desafiou tempo e espaço e sai de cena com sentimento de missão cumprida - FOTO: Foto: Victor Pollak/TV Globo

Na noite desta segunda-feira (1º/4), na TV Globo, a partir das 18h, vai ao ar o capítulo de número 160 de Espelho da Vida. Mais precisamente, seu episódio final. A trama de Elizabeth Jhin chega a seu desfecho com uma história que ousou em desafiar passado e presente com histórias paralelas de tempo e espaço, mas que se entrelaçam como um bom folhetim deve ser.

O Jornal do Commercio conversou com parte do elenco da trama, além da própria autora e o diretor artístico, Pedro Vasconcelos. João Vicente de Castro, que viveu os protagonistas Alain e Vicente Bruno, relatou um pouco do desafio de colocar esta história no ar.

“O balanço que faço é muito positivo, um trabalho que me engrandeceu muito. E gravar não sei quantas mil cenas por dia tem um lugar de amadurecimento profissional, de disciplina. Fizemos com muito carinho, muita competência e o resultado ficou muito bom. Eu fiquei muito feliz”, disse o ator.

Rafael Cardoso também falou da experiência de viver mais de um personagem. “Foi muito bom fazer dois personagens, até três se pensar no soldado (da cena com Beatriz, outra vida dos personagens). Acho que foi um dos trabalhos que me proporcionou mais maturidade, mais paciência. Foi muito bom”, afirmou.

Kéfera Buchmann, que estreou nas novelas da Globo, também celebrou seu trabalho na trama. “Acho que a Mariane começou de uma maneira muito egocêntrica e fútil, preocupada somente com a imagem midiática que ela tinha. Mas acho que ela evoluiu, apesar de ter um jeitinho atrapalhado. Ela descobriu o amor verdadeiro”, concluiu.

Pedro Vasconcelos, o diretor artístico de Espelho da Vida, falou sobre a tarefa de colocar uma trama tão complexa no ar. “O maior aprendizado que nós tivemos, não só eu como diretor, mas acredito que todas as pessoas envolvidas no projeto, foi que conseguimos realizar duas novelas ao mesmo tempo. Foi um desafio inédito para todos nós. Fazer duas épocas retratadas de forma simultânea, vários atores interpretando dois personagens. E claro, o grande aprendizado que todos nós levamos são as mensagens contidas no texto escrito pela Elizabeth. Mensagens importantes e fundamentais para todos nós melhorarmos enquanto seres humanos e enquanto sociedade”, declarou.

Para Elizabeth Jhin, autora e criadora deste universo, o sentimento final é de missão cumprida: “Estou muito feliz com o resultado da novela. E isso se deve a uma conjuminância de fatores, além da história em si. Foi uma trama difícil de escrever, trabalhamos com três tempos diferentes, personagens diferentes em duas dimensões, e no filme Amor Infinito. Foi um desafio bem grande, mas que nos deu muito prazer”.

CONTINUAÇÃO?

Com atuações marcantes de Vitória Strada, como Cris/Júlia Castelo e Alinne Moraes como Isabel/Dora, fica o apelo do protagonista Rafael Cardoso sobre o encerramento da trama. “Achei maravilhosa a maneira que a Beth colocou a história e os personagens. Ela tem um dom mesmo para falar sobre o assunto de outras vidas. Acho que dá para ter Espelho da Vida 2 e eu vou pedir para fazer”, disse aos risos.

Últimas notícias