'Democracia em Vertigem' entra na lista de melhores do New York Times

Longa da brasileira Petra Costa, em cartaz na Netflix, integra relação de melhores filmes de 2019

Foto: Netflix/Divulgação
Longa da brasileira Petra Costa, em cartaz na Netflix, integra relação de melhores filmes de 2019 - FOTO: Foto: Netflix/Divulgação

O jornal New York Times divulgou nesta quinta-feira (27) uma lista com os melhores filmes de 2019 até agora. E o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, sobre o cenário político brasileiro atual, em cartaz na Netflix, foi um dos longas selecionados.

Segundo o jornal americano, o filme "analisa a política brasileira – dois presidentes recentes em desgraça, o atual inclinando ao autoritarismo – a partir do ponto de vista indignado da cineasta Petra Costa".

A relação também cita um trecho da crítica assinada pelo jornalista A. O. Scott. Para ele, o documentário brasileiro é "uma crônica da traição cívica e do abuso de poder, e também da mágoa".

Democracia em Vertigem, parcialmente financiado e distribuído pela Netflix, chegou à plataforma de streaming no último dia 19 de junho. Nos Estados Unidos, o filme está disponível tanto na internet quanto nos cinemas.

O documentário brasileiro integra a lista parcial de melhores do ano ao lado de outros sete filmes, entre eles Rolling Thunder Revue – documentário de Martin Scorsese sobre uma turnê de Bob Dylan – e Fora de Série – dirigido pela atriz Olivia Wilde.

O filme de Petra Costa narra eventos como o impeachment de Dilma Rousseff, a prisão do ex-presidente Lula e a eleição de Jair Bolsonaro em paralelo à sua história.

"Eu não sabia, antes de começar o filme, que era tão sofrido perder um projeto de país. O trauma e a dor da minha relação com a democracia foram meu guia nesse filme", disse Petra em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

VEJA O TRAILER:

Últimas notícias