Série 'Olhar Submerso - Naufrágios de Pernambuco' estreia na TV

Com direção de Eric Laurence, programa começa neste sábado (14) na Globo Nordeste unindo história e consciência ambiental

Foto: Divulgação
Com direção de Eric Laurence, programa começa neste sábado (14) na Globo Nordeste unindo história e consciência ambiental - FOTO: Foto: Divulgação

Olhando de fora a imensidão do mar de Pernambuco, já parou para pensar o que há no fundo dela? Sabia que o Estado é considerado um paraíso para os mergulhadores e que Recife detém o maior parque de naufrágios artificiais da América Latina? Toda esta beleza do universo marítimo pernambucano será explorada a partir deste sábado (14) na série Olhar Submerso – Naufrágios de Pernambuco, a partir das 14h, na Globo Nordeste.

Com três episódios, o programa dirigido pelo cineasta Eric Laurence e apresentado pelo fotógrafo subaquático Doug Monteiro tem como objetivo abordar os principais naufrágios da costa pernambucana, destacando também a vida marinha do Estado.

Olhar Submerso é um projeto que teve incentivo do Funcultura em 2017 e foi gravado entre outubro e novembro do ano passado. A ideia partiu do diretor Eric Laurence, após rodar o documentário de longa metragem Passagem Para Mário (2013). “Na época em que fiz o filme, eu coloco imagens de aquários. E naquele momento eu fiquei muito encantado com a atmosfera do mundo submerso, sobretudo dos naufrágios. E então, eu fiz cursos de mergulho naquele período”, conta o cineasta por telefone, ao Jornal do Commercio.

Já o apresentador Doug Monteiro foi o último a se juntar à equipe do programa. O recifense conta que cresceu na praia do Janga, no Paulista, onde parte de sua família mora até hoje e, desde então, se encantou com o mar. Formado em Turismo pela UFPE, foi durante o curso que conheceu o mergulho. Mas só foi fazer curso em Santa Catarina pelo famoso “medo de tubarão”.

“Conheci o Eric já no final do processo de concepção do programa, quando ele procurava outras pessoas para o projeto. Eu fui o último a entrar. Ele me convidou para ser câmera e durante o processo, ele me chamou para apresentar”, relata Doug, que já comandou, por quatro temporadas a série Naufrágios para o canal fechado OFF.

Unindo história e preservação marinha, Olhar Submerso começa hoje em Fernando de Noronha. No segundo programa, Recife e Ponta de Pedra serão os destaques. Já Porto de Galinhas fechará o ciclo do que Eric e Doug apostam ser apenas a primeira temporada da atração.

“É muito maravilhoso ver na TV aberta um conteúdo desse sobre a valorização do patrimônio submerso, do meio ambiente marinho, chegando para um público diverso e de todas as idades”, afirma Eric Laurence.

“Para mim, o mais importante nessa série é a divulgação das nossas belezas que estão no fundo do mar. Porque como recifense, eu também não conhecia isso. E levar isso para um grande público que não teve a oportunidade de ir lá no fundo, é muito importante. Vamos conscientizar através da imagem”, acredita Doug Monteiro.

VEJA O TEASER:

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Últimas notícias