Do Professor Tibúrcio a Dumbledore: veja 10 mestres que fizeram sucesso na televisão e cinema

No Dia do Professor, o JC relembra personagens históricos que fizeram parte do imaginário

Foto: Reprodução
No Dia do Professor, o JC relembra personagens históricos que fizeram parte do imaginário - FOTO: Foto: Reprodução

O Dia do Professor, comemorado neste 15 de outubro, é uma data que precisa e deve ser lembrada, sempre. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual e transmissão de conhecimento da educação infantil, passando pelo ensino superior até o nível acadêmico. Para homenagear os diversos mestres que passaram em nossas vidas e foram importantes na nossa formação, o JC preparou uma lista de professores que fizeram história no cinema e televisão. Você lembra de todos eles?

>> Veja especial de Educação

Veja lista

 

Professor Raimundo - Escolinha do Professor Raimundo

Um dos (se não o mais) queridos professores da televisão brasileira, o Professor Raimundo, que deu nome à escolinha mais famosa do País, foi interpretado por Chico Anysio por mais de 30 anos. Severo e rígido, mas amado e carinhoso com seus pupilos, o professor da voz grossa foi dono de inúmeros bordões enquanto sabatinava seus alunos. O mais famoso, claro, é o "E o salário,ó!".

Professor Girafales - Chaves

Interpretado pelo ator mexicano Rubén Aguirre Fuentes, o Professor Girafales é muito conhecido pelo seu famoso bordão: "Tá tá tá tá... tá!". Professor de uma série de crianças, Girafales é um eterno romântico que flerta com Dona Florinda (mãe de Quico, um dos seus alunos). Sempre que vai à vila visitar sua amada, Inocêncio Girafales (seu nome verdadeiro) leva flores e é convidado para tomar uma xícara de café em sua casa. Por conta de sua altura, é chamado pelas crianças de "Mestre Linguiça".

Teste

Professor - La Casa de Papel

Cérebro de uma mega operação para roubar a Casa da Moeda da Espanha, em Madri, Sergio Marquina, que é conhecido pela alcunha de "O Professor", é o líder de um grupo de oito assaltantes que levam nomes de cidades do mundo da série de televisão espanhola "La Casa de Papel", exibida na Netflix. Metódico, calculista nos mínimos detalhes e que gosta de ter tudo planejado, o Professor planejou o roubo de 2,4 bilhões de euros por anos.

Professor Xavier - X-Men

Líder de um grupo de mutantes, o Professor Charles Francis Xavier ou, simplesmente, Professor X, é um personagem de quadrinhos do X-Men. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o mutante é considerado um dos mais poderosos psíquicos do universo Marvel e tem como principal missão a convivência pacífica entre mutantes e humanos. No cinema, na trilogia original dos X-men, o personagem foi interpretado pelo ator Patrick Stewart (foto). 

Professor Helena - Carrossel

Imortalizada como a Professora Helena, a atriz Gabriela Rivero fez sucesso na novela mexicana Carrossel, que foi exibida pela primeira vez no SBT em 1991 e marcou a infância de muitas crianças. Professora de alunos de uma turma do primário (o atual Ensino Fundamental I), Helena é a típica "tia" que todo mundo sonha, pois ela é atenciosa e carinhosa com todos de sua sala.

Professor Pasqualete - Malhação

Se você foi adolescente no início dos anos 2000 com certeza lembra do professor Pasqualete. Interpretado pelo ator Nuno Leal Maia, o professor de português foi um dos fundadores do Múltipla Escolha. Ele ficou no ar de 1999 até 2000. Depois, voltou ao ar em outra fase da novela teen, em 2003. Sua última aparição na novela foi em 2005, quando se despediu do colégio.  

Alvo Dumbledore - Harry Potter

Nas histórias do mundo Harry Potter, Albus Dumbledore foi professor de Transfiguração e diretor da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Dumbledore também foi membro da Confederação Internacional de Feiticeiros, Presidente da Suprema Corte dos Feiticeiros e Presidente do Wizengamot. Considerado por muitos uma "lenda viva" e um dos bruxos mais poderosos de todos os tempos, foi o único capaz de fazer frente a Lord Voldemort.

Professora Minerva - Harry Potter

Professora de Hogwarts, escola de feitiçarias da saga Harry Potter, Minerva era membro da Ordem da Fénix. Por ser uma Animagus, ela assumia a forma de uma gata cinzenta malhada e com as marcas dos óculos, que habitualmente usa, em torno dos olhos.

Professor Tibúrcio - Rá Tim Bum

Personagem do ator Marcelo Tas no programa infantil Rá Tim Bum, da TV Cultura, o Professor Tibúrcio era tão conhecido por vestir uma beca e capelo, ter longos cabelos grisalhos, uma cara pálida e voz estranha como ser muito inteligente. Quem foi criança na década de 1990 com certeza se lembra do clássico bordão: “Olá, classe!”. 

Coach Carter - Treino para a Vida

Ex-aluno da escola Richmond, situada na cidade de mesmo nome, na Califórnia, Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, aceita retornar ao local como técnico de basquete. Rígido, dono de regras duras e dono de uma disciplina exemplar, Carter consegue fazer o time de basquete vencer. Mas quando seus alunos começam a tirar notas baixas, ele fecha o ginásio, o que causou revolta não só dos atletas-alunos, como de toda a comunidade. No fim, ele consegue não só fazer seus pupilos tirarem boas notas, como se tornar um bom cidadão. A história é baseada em fatos reais.

Últimas notícias