FESTIVAL

Mostra Sesc faz literatura dialogar com outras artes

Evento, que começa nesta quinta (14/6), tem como principais atrações Ignacio de Loyola Brandão, Marcelo Rubens Paiva e Francisco Alvim

Diogo Guedes
Cadastrado por
Diogo Guedes
Publicado em 14/06/2012 às 6:52
Rui Mendes/Divulgação
Evento, que começa nesta quinta (14/6), tem como principais atrações Ignacio de Loyola Brandão, Marcelo Rubens Paiva e Francisco Alvim - FOTO: Rui Mendes/Divulgação
Leitura:

A literatura hoje não se esgota em si mesma – se é que um dia já se esgotou. São cada vez mais comuns escritores que mantém carreiras e atividades também em outras áreas artísticas, como o teatro, o cinema, as artes plásticas e a música. É o diálogo que a escrita trava com esses demais campos que a Mostra Sesc de Literatura Contemporânea privilegia na sua 3ª edição, que começa nesta quinta (14/6), no Sesc Santa Rita, com um recital da catarinense Viviane Mosé e uma conversa com o paulista Ignacio de Loyola Brandão, mediada por Homero Fonseca.

O tema da edição recebeu um título extenso: Territórios/Interfaces/Conexões/Diálogos possíveis, que funciona como uma amostra da busca pela pluralidade das suas mesas. Os convidados, como tem sido costume do evento, são alguns dos bons nomes da literatura contemporânea nacional, como o paulista Marcelo Rubens Paiva, autor do clássico dos anos 1980 Feliz ano velho, o poeta mineiro Francisco Alvim e a escritora e roteirista carioca-pernambucana Adriana Falcão.

“Pensamos o tema a partir da escolha dos escritores que fomos convidando. Foi algo natural”, explica Rita Marize, coordenadora do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira do Sesc Santa Rita e uma das responsáveis pelo festival. Segundo ela, as relações entre literatura e outras artes devem ser o assunto também das mesas da mostra. “Mas é bom ressaltar que isso não é algo apenas da escrita, até porque muitas pessoas que construíram suas carreiras em outros campos também se voltaram para a literatura”, comenta Marize. 

Programação da Mostra Sesc de Literatura Contemporânea:

Quinta (14/6)
19h30 – Récita com Viviane Mosé (ES/RJ). Local: Sesc Santa Rita.
20h10 – Conversa com Ignácio de Loyola Brandão (SP), com mediação de Homero Fonseca (PE). Local: Sesc Santa Rita.

Sexta (15/6)
19h30 – Récita com Maria Rezende (RJ). Local: Sesc Santa Rita.
20h10 – Conversa com Adriana Falcão (RJ), com mediação de Cristiano Ramos (PE). Local: Sesc Santa Rita.

Sábado (16/6)
17h – Récita com Chacal (RJ). Local: Livraria Cultura.
17h40 – Conversa entre Bráulio Tavares (PB/SP), Wilson Freire (PE), Astier Basílio (PB) e Pedro Américo de Farias (PE). Local: Livraria Cultura.
19h30 – Conversa com Francisco Alvim (MG/ DF), com mediação de Fábio Andrade (PE). Local: Livraria Cultura.

Domingo (17/6)
17h – Leitura Poética com Marcelino Freire (PE/SP). Local: Livraria Cultura.
17h40 – Conversa com Marcelo Rubens Paiva (SP), com mediação de Samarone Lima (PE). Local: Livraria Cultura.

Últimas notícias