leitura

Segunda edição da Jornada Literária Chapada do Araripe homenagea Pedro Américo de Farias

Evento acontece entre os dias 18 e 27 de abril, nas cidades de Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/04/2013 às 12:40
Foto: Diulgação/Internet
Evento acontece entre os dias 18 e 27 de abril, nas cidades de Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade - FOTO: Foto: Diulgação/Internet
Leitura:

A partir do próximo dia 18, a Chapada do Araripe, deixa de ser apenas divisa entre Pernambuco, Ceará e Piuaí e passa a receber, até o dia 27, palco de encontros literárois com a apresença de mais de 100 escritores. A segunda edição da Jornada Literária Chapada do Araripe, organizado pelo Sesc Pernambuco, acontecerá nas cidades de Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade e nos distritos de Timorante e Nascente.

O homenageado deste ano é o poeta nascido em Ouricuri, Pedro Américo de Farias. O objetivo desta edição é valorizar escritores locais e promover o retorno de literários de fora e dentro da região. Por isso, cerca de 70% dos participantes são da Região do Alto Sertão de Pernambuco. Entre os participantes desta edição estão os escritores Luce Pereira, Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Marcelino Freire, Cida Pedrosa, Chico Pedrosa, Cícero Belmar, Lenice Gomes, Lourival Holanda, Meca Moreno, Miró, Sidney Rocha (que ganhou o último Prêmio Jabuti) e Xico Sá.

Segundo o artista Junior Baladeira, de Ouricuri, depois da primeira edição da Jornada Literária pela Chapada do Araripe, surgiram novas oportunidades literárias para a região. “As pessoas abriram o leque de pensamento em literatura. Aconteceram recitais, encontros, as pessoas começaram a perguntar se não teria algum evento marcado”, conta.

Além da programação regular da Jornada, de 1° a 17 de abril, a cidade de Bodocó recebe a Pré-Jornada, com a visita do escritor Pedro Américo de Farias às escolas da cidade para uma conversa com os alunos, e as oficinas Poesia em Grafite, com o artista plástico e grafiteiro Gallo de Souza, e Grafite em Cinema, ministrada pelo fotógrafo Rodolfo Araújo.

Últimas notícias