FESTIVAL

Fliporto completamente gratuita em 2013

Evento anunciou mais 12 atrações, incluindo o cineasta Miguel Gonçalves Mendes e a atriz Maitê Proença, e novidades da estrutura deste ano

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/07/2013 às 6:19
Reprodução
Evento anunciou mais 12 atrações, incluindo o cineasta Miguel Gonçalves Mendes e a atriz Maitê Proença, e novidades da estrutura deste ano - FOTO: Reprodução
Leitura:

A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) começa a tomar uma forma mais definida. O festival, que acontece entre 14 e 17 de novembro, anunciou na terça (23/7) em coletiva de imprensa mais cinco atrações da programação literária, além dos primeiro sete nomes das suas atividades infantis. Entre os destaques, estão o cineasta português Miguel Gonçalves Mendes (do excelente documentário José & Pilar), a atriz e escritora Maitê Proença e o jornalista Laurentino Gomes.

Os nomes divulgados se somam aos 14 já confirmados – incluindo a jornalista espanhola Pilar del Río, viúva de José Saramago, e o escritor português Valter Hugo Mãe, entre outros. Uma das principais novidades, no entanto, é que a Tenda Principal, local em que ficam as maiores atrações do evento, vai ter acesso gratuito, mediante cadastramento prévio.

“A Fliporto se consolida nessa 9ª edição: não queremos ser a maior de todas, nem a mais importante, só queremos fazer uma grande festa”, apontou o curador do evento, Antonio Campos. “Será uma grande emoção receber Pilar del Río dois dias antes do aniversário de José Saramago”, destacou. O curador ainda anunciou que, em 2014, pretende fazer uma colóquio da Fliporto em Portugal, para expandir a festa.

O curador literário Mário Hélio Gomes apontou que o tema deste ano, A literatura é um jogo, funciona como um convite para ser pensar a leitura a partir do prazer.No evento, Miguel Gonçalves Mendes se encontra com Pilar del Río, que foi sua personagem no seu mais famoso filme. Entre os novos anúncios, Laurentino Gomes lança por aqui seu novo livro, 1889, sobre a proclamação da República, justamente no dia do evento histórico, 15 de novembro. O livro é o terceiro da séria de best-sellers do jornalista, iniciada com 1808 e 1822. Além disso, a atriz Maitê Proença traz para o Recife o seu É duro ser cabra na Etiópia e vai encerrar o festival com a peça À beira do abismo me cresceram asas, atualmente em cartaz em São Paulo.

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman ainda vai participar do evento, mas não presencialmente – o autor de Modernidade líquida não faz mais longas viagens. Ele gravou um entrevista exclusiva para o evento, que será exibida e comentada por dois pesquisadores da sua obra. Um deles é o economista Sérgio Besserman Vianna.

Veja os autores confirmados até agora para a Fliporto 2013:

Tenda principal:
Laurentino Gomes
Maitê Proença
Miguel Gonçalves Mendes
Sérgio Besserman Vianna
Cristina Fuentes La Roche
Ana Maria Machado
Andrea Del Fuego
Andrés Neuman
Anna Funder
Bernardo Buarque de Hollanda
Francisco José Viegas
Luiz Ruffato
Luciano Trigo
Pilar Del Río
Robert Löhr
Ronaldo Correia de Brito
Sylvio Back
Valter Hugo Mãe
Walcyr Carrasco

Fliporto Criança:
Stella Maris Rezende
Celina Portocarrero
Simone Pedersen
Marcos Haurelio
Anna Claudia Ramos
Luiz Antonio Aguiar
Anabella López

Últimas notícias