ROMANCE

José Luiz Passos vence Prêmio Portugal Telecom

O escritor e acadêmico pernambucano radicado nos EUA venceu na categoria de melhor romance

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/12/2013 às 21:19
Walter Craveiro/Flip/Divulgação
O escritor e acadêmico pernambucano radicado nos EUA venceu na categoria de melhor romance - FOTO: Walter Craveiro/Flip/Divulgação
Leitura:

O Prêmio Portugal Telecom, um dos principais para autores em língua portuguesa, anunciou nesta quarta (4/12) seus ganhadores. O autor e professor pernambucano José Luiz Passos foi o escolhido, com o seu segundo livro de ficção O sonâmbulo amador (Alfaguara), como principal vencedor da edição, depois de ter sido escolhido como melhor romance em língua portuguesa do ano. Ele levou R$ 100 mil reais com as duas honrarias.

No palco, José Luiz Passos destacou a importância do prêmio e confessou a sua relação, como brasileiro que vive nos Estados Unidos - ele é professor de literatura na Universidade da Califórnia -, com a lusofonia. Ao receber o destaque como melhor romance, disse que sua filha havia previsto mais cedo a honraria e brincou dizendo que havia até tirado sua "barba ensopada de sangue" para dar sorte, uma referência bem humorada a um dos colegas e concorrentes da noite, o escritor Daniel Galera, que disputava a honraria com um romance com este nome.

Com o grande prêmio nas mãos, agradeceu ao escritor Luiz Antonio Assis Brasil, seu primeiro incentivador no terreno da ficção e ao amigo e editor Marcelo Ferroni, da Alfaguara, destacando sua "leitura e senso de humor". "A ideia de O sonâmbulo amador veio do meu pai, pelos diários de internação em uma clínica de auxílio psiquiátrico que encontrei em um baú", comentou, lembrando que a obra fecha um ciclo de alguém que mora há 18 anos longe do Brasil, que cria uma filha e que encontra esses textos paternos. "O livro é um pouco isso, alguém que se observa de longe, tentando se encontrar".

Passos ainda dedicou o livro aos imigrantes que mantêm a tarefa de preservar sua língua mesmo longe de casa e dos que se interessam em aprender o português. "Por fim, dedico o prêmio a todos que leram o romance e acharam que O sonâmbulo amador era passível de admiração", encerrou.

Os outros vencedores da noite foram o poeta Eucanaã Ferraz, com o livro Sentimental, e Cintia Moscovich, na categoria contos e crônicas, com Essa coisa brilhante que é a chuva?.

Últimas notícias