saúde

Escritor sueco Henning Mankell revela que tem câncer

"Minha ansiedade é muito profunda, mas de modo geral posso mantê-la sob controle", escreveu em seu site oficial

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 29/01/2014 às 18:03
Foto: JOHANNES EISELE / AFP
"Minha ansiedade é muito profunda, mas de modo geral posso mantê-la sob controle", escreveu em seu site oficial - FOTO: Foto: JOHANNES EISELE / AFP
Leitura:

O escritor sueco Henning Mankell revelou nesta quarta-feira (29) que foi diagnosticado com câncer. "Minha ansiedade é muito profunda, mas de modo geral posso mantê-la sob controle", escreveu em seu site oficial.

O escritor, que ganhou reconhecimento mundial com a série de livros sobre o inspetor Kurt Wallander - que inspirou uma série de televisão britânica protagonizada por Kenneth Branagh - disse que o câncer foi detectado durante um tratamento de rotina.

"Poucos dias depois me disseram de maneira muito clara: era sério. Tinha um tumor na parte posterior do pescoço e outro no pulmão esquerdo. O câncer também poderia ter atingido outras partes do corpo", escreveu.

O escritor, de 65 anos, publicou as reflexões sobre o diagnóstico em sua página oficial e no jornal sueco Goteborgs-Posten, para o qual pretende escrever colunas sobre sua experiência com a doença. "Quase em seguida decido tentar escrever sobre isto (...) Mas o farei da perspectiva da vida, não da morte", explicou.

Mankell, romancista e dramaturgo que vive entre a Suécia e Moçambique, publicou mais de 20 livros e obras para crianças. A série sobre o inspetor Wallander, ambientada no sul da Suécia, começou em 1991 com o livro "Faceless Killers" e tem 13 títulos.

Últimas notícias