INTERNACIONAL

Semana da Poesia, na França, recebe três poetas pernambucanos

Evento, feito pela Universidade Blaise-Pascal, convidou Everardo Norões, Delmo Montenegro e Biagio Pecorelli para sua 27ª edição

Diogo Guedes
Cadastrado por
Diogo Guedes
Publicado em 26/03/2014 às 5:29
Foto: JC Imagem
Evento, feito pela Universidade Blaise-Pascal, convidou Everardo Norões, Delmo Montenegro e Biagio Pecorelli para sua 27ª edição - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Se uma das mais fortes tradições literárias de Pernambuco é a poesia, nada melhor do que levá-la a outros horizontes. A 27ª edição da Semaine de la Poésie, que acontece em Clermont-Ferrand, na França, vai levar três dos nossos autores para falar dos seus versos. Everardo Norões, Delmo Montenegro e Biagio Pecorelli são os convidados do evento para comentarem suas poéticas particulares. O encontro começa nesta quarta (26/3) e segue até o sábado (29/3).

O ida dos poetas pernambucanos é fruto de uma parceria iniciada no ano passado entre a Universidade Blaise-Pascal e a Fundarpe/Secretaria de Cultura de Pernambuco. Antes, alguns autores franceses vieram para o Festival Internacional de Poesia do Recife – que terá nova edição em maio deste ano –, e agora é a vez da França receber nossos versadores. O evento é organizado pelo pernambucano Saulo Neiva, professor de literatura portuguesa e brasileira na Universidade Blaise-Pascal.

Nesta quarta (26/3), a programação começa com uma mesa sobre a poesia e sua tradução, fruto do trabalho do ateliê de retradução poética. Os versos de Everardo, Delmo e Biagio foram vertidos para o francês por Valérie Rouzeau, Camille Loivier, Jacques Demarcq. Durante o debate, haverá ainda exibição de curtas-metragens brasileiros.

No dia seguinte, os três pernambucanos vão conversar com o público sobre a temática Ler poesia hoje?. A mesa ainda vai contar com uma leitura de alguns versos selecionados pelos autores. Um recital bilíngue é a atração da sexta, comandado por Amandine Cholez, estudante de Mestrado do Département d'Études Portugaises et Brésiliennes, da Universidade Blaise-Pascal.

O encerramento da Semaine de la Poésie está marcado para o sábado, com uma roda de poesia brasileira. Everardo Norões, Delmo Montenegro e Biagio Pecorelli se juntarão a Saulo Neiva, Françoise Lalot para uma leitura bilíngue de versos, em um encerramento bastante brasileiro para o evento francês.

Leia mais no Jornal do Commercio desta quarta (26/3)

Últimas notícias