VERSOS

Semana Manuel Bandeira homenageia o poeta pernambucano

Evento acontece entre 23 e 25 de abril, com debates, recitais, exposição e sessão de cinema

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/04/2014 às 5:04
Leitura:

Nascido há exatos 128 anos, o poeta pernambucano Manuel Bandeira é um dos nomes indispensáveis da literatura do Estado – e do Brasil, naturalmente. Para celebrar o aniversário do escritor, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe realiza a Semana Manuel Bandeira, que acontece a partir de quarta-feira (23/4), no Espaço Pasárgada. A programação é gratuita.

O evento conta com palestras, recitais, exibição de filmes e exposição. Todos os dias haverá sessões de escambo de livros, projeto que permite os leitores trocarem suas obras usadas (desde que não sejam livros didáticos ou religiosos), das 9h às 17h.

Uma exposição também vai revelar como Bandeira foi retratado e pintado ao longo do tempo, com momentos até do seu cotidiano. Além de fotos do acervo da Secult-PE, há também quadros de Romero de Britto. A visitação fica aberta até 23 de maio.

Na quinta, às 19h30, o destaque são quatro curtas. A grande atração é O poeta do castelo, vídeo de Joaquim Pedro de Andrade que traz Bandeira declamando seus versos, em 1959. A sessão conta também com Poeta urbano, de Antônio Carrilho, Jomard em 10 minutos, de Jomard Muniz de Brito, e Miró: preto pobre, poeta e periférico, de Wilson Freire. Esses três diretores estarão presentes para um debate.

Confira a programação completa do evento:

Quarta (23/4)

- 9h às 17h | Escambo de Livros Especial - Projeto da Coordenadoria de Literatura, que promove a troca de livros;

- 9h às 12h | A Gente da Palavra - Projeto da Coordenadoria de Literatura, que envolve grupo de declamadores que sairão nos arredores do Espaço Pasárgada, incluindo a sede da Fundarpe, declamando poemas de Manuel Bandeira. Os declamadores serão servidores/ colaboradores da Secult-PE/Fundarpe, especialmente convidados para a ação;

- 9h às 17h | Início da Exposição Fotográfica e de Artes Plásticas em torno da obra de Manuel Bandeira; a exposição ficará aberta à visitação até o dia 23 de maio de 2014.

- 14h30 às 16h30 | Apresentação de trabalhos monográficos de graduação e pós-graduação com temas ligados à poética de Manuel Bandeira

Quinta (23/4)

- 9h às 17h | Escambo de Livros Especial - Projeto da Coordenadoria de Literatura, que promove a troca de livros;

- 14h30 às 16h30 | Ciclo de Palestras Manuel Bandeira Vida e Obra - André Cervynskis, Teca Carlos e Almir Castro Barros, com mediação de Carlezio Monteiro;

- 19h30 | Cine Pasárgada Especial com os curta-metragens:

“Poeta urbano”, de Antônio Carrilho (ficção)
“Miró: preto, pobre, poeta e periférico”,  de Wilson Freire (documentário)
“Jomard em 10 minutos” de Jomard Muniz de Brito (documentário)
“O poeta do castelo” de Joaquim Pedro de Andrade (documentário)

Após a apresentação dos filmes teremos debate com a presença dos realizadores Antônio Carrilho, Wilson Freire e Jomard Muniz de Brito.

Sexta (23/4)

- 9h30 às 11h30 | Aula Especial para alunos deficientes auditivos, com tradução em libras realizada por alunos concluintes do curso técnico profissionalizante da Escola Estadual Almirante Soares Dutra e do Centro de Saúde Auditiva de Pernambuco – SUVAG. Ao final da aula haverá recital em libras dos poemas de Manuel Bandeira;


- 19h30 |  Recital “Poesia em Pasárgada”, com microfone aberto para os poetas e atores-declamadores fazendo intervenções com poemas de Manuel Bandeira.

Últimas notícias