HONRARIA

Portugal Telecom anuncia finalistas da edição deste ano

Seis pernambucanos estão entre os concorrentes à premiação, que também está com júri definido

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 02/06/2014 às 19:27
JC Imagem
Seis pernambucanos estão entre os concorrentes à premiação, que também está com júri definido - FOTO: JC Imagem
Leitura:

O Prêmio Portugal Telecom, um dos principais do País, anunciou nesta segunda (2/6) a lista de finalistas da edição deste ano. Foram 64 nomes, divididos em três categorias: romances, contos/crônicas e poesia. Dentre os indicados, um dos destaques é a produção pernambucana: seis obras do cenário local figuram na seleção.

Na categoria de romance, por exemplo, são três. Raimundo Carrero, já vencedor do Prêmio SP de Literatura, do Jabuti e do Machado de Assis, passou para a final com Tangolomango (Record), que narra um Carnaval da personagem Tia Guilhermina. Em sua estreia no formato, o poeta Wellington de Melo também está na disputa, com o seu borgiano O estrangeiro no labirinto (Confraria do Vento), espécie de livro-prisão. Também na primeira incursão no gênero, o vencedor do Jabuti de 2006 Marcelino Freire, radicado em São Paulo, concorre com o acerto de contas sobre a ida para a capital paulista, Nossos ossos (Record).

Na categoria de contos e crônicas, outros dois autores pernambucanos estão na lista. O cearense radicado por aqui Everardo Norões teve Entre moscas (Confraria do Vento) celebrado – a obra foi vencedora, em 2011, do Prêmio Literário Cidade de Manaus. Junto a ele, outro livro pernambucano também está entre os finalistas: Autópsia do bípede (Confraria do Vento), de Marco Polo Guimarães, sua primeira obra fora do campo da poesia.

Na poesia, O aquário desenterrado (Confraria do Vento), do cearense radicado em Pernambuco Samarone Lima, é o concorrente local na categoria. O autor já foi um dos vencedores, neste ano, do Prêmio Brasília de Literatura com o mesmo livro.

O júri do prêmio também foi anunciado. Além de Selma Caetano, Sérgio Medeiros, Lourival Holanda e Cintia Moscovich, foram indicados José Castello, João Cezar de Castro Rocha, Leyla Perrone-Moisés, Luiz Costa Lima, Luiz Ruffato e Manuel da Costa Pinto.

Confira no site do Prêmio Portugal Telecom as listas completas de finalistas.

Últimas notícias