FREYRIANA

Pallares-Burke ministra curso sobre obra de Gilberto Freyre

Pesquisadora da Universidade de Cambridge vai mostrar caminhos de leitura da obra do sociólogo pernambucano no Instituto Ricardo Brennand

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 12/08/2014 às 5:19
Foto: Lara Victoria Cin/Divulgação
Pesquisadora da Universidade de Cambridge vai mostrar caminhos de leitura da obra do sociólogo pernambucano no Instituto Ricardo Brennand - FOTO: Foto: Lara Victoria Cin/Divulgação
Leitura:

Gilberto Freyre gabava-se de ser um homem múltiplo. Para construir seu pensamento, não aceitava os limites das disciplinas ou temáticas: sociologia, história, antropologia, linguística, culinária, sexualidade, tudo podia ser (normalmente, ao mesmo tempo) matéria-prima para seus estudos. O desafio de ler sua produção, então, é de ver como dar conta da complexidade de um homem de tantas facetas.

O Instituto Ricardo Brennand (IRB), na Várzea, dá início hoje a um curso sobre o pensamento de Gilberto Freyre. Até sexta, os inscritos poderão acompanhar uma das principais pesquisadoras freyrianas, Maria Lúcia Pallares-Burke, mostrar um roteiro para a introdução na obra do do sociólogo de Apipucos. Em Para Ler Gilberto Freyre, a ideia é mostrar esse caminho evitando se focar no clássico Casa-grande & senzala.

Pallares-Burke, pesquisadora da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, é autora de uma das melhores biografias intelectuais do escritor, Gilberto Freyre, um vitoriano nos Trópicos. Segundo ela, a ideia do curso é partir de aspectos da vida e da obra de Freyre para iluminar o seu pensamento. “De um lado, o curso chamará a atenção para alguns trabalhos de Freyre normalmente considerados ‘menores’, mas que são, na verdade, ‘maiores’”, comenta, em entrevista por e-mail. “De outro lado, o curso apresentará Freyre em contexto, ou melhor, em vários contextos, examinando-o através de suas viagens, leituras, amigos, contemporâneos e críticos”.

Para ela, o pernambucano é fundamental para os estudos históricos e sociais hoje e, em certos aspectos, adiantou preocupações da disciplina. Pallares-Burke defende que ele “escrevia história cultural antes de ela ser inventada”. “Pode-se dizer que hoje é reconhecido o valor da abordagem híbrida e interdisciplinar com que Freyre estudou o Brasil – em que literatura, antropologia, sociologia, história e psicologia têm o seu papel. Uma abordagem que, na verdade, ainda tem muito a ensinar e a inspirar aos estudiosos da cultura de qualquer sociedade; e que, quer se aceite ou não suas conclusões, impressiona pela incrível variedade de tópicos, que são tratados a partir do tronco central sobre a história do patriarcado brasileiro”, destaca a pesquisadora, lembrando que as fontes materiais de Freyre também eram singulares.

A “revolução cultural”, como disse Jorge Amado, que se iniciou com a publicação de Casa-grande & senzala até hoje influencia os principais pensadores da cultura nacional. “Para só mencionar um nome contemporâneo em que a marca freyriana é visível, podemos lembrar Roberto Da Matta. Não se poderia imaginar a possibilidade de seus trabalhos sobre o carnaval e sobre o papel da casa e da rua na sociedade brasileira, sem a provocação e a inspiração freyrianas. Em certo sentido, pode-se dizer que Da Matta levou as ideias de Freyre, em alguns setores, um pouco mais adiante”, explica Paliares-Burke.

Leia a matéria completa  no Jornal do Commercio desta terça (12/8).

Últimas notícias