Quadrinhos

Livrarias russas interrompem venda de ''Maus'' por presença de suástica na capa

O livro de Art Spiegelman, única graphic novel que recebeu um prêmio Pulitzer, em 1992, narra a perseguição nazista dos judeus

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 28/04/2015 às 9:20
Foto: Reprodução / Internet
O livro de Art Spiegelman, única graphic novel que recebeu um prêmio Pulitzer, em 1992, narra a perseguição nazista dos judeus - FOTO: Foto: Reprodução / Internet
Leitura:

Várias livrarias russas retiraram de venda o livro "Maus", uma graphic novel americana sobre o Holocausto, pela presença de uma suástica na capa, o que é considerado inapropriado a poucos dias da comemoração do aniversário de 70 anos do fim da II Guerra Mundial.

O livro de Art Spiegelman, única graphic novel que recebeu um prêmio Pulitzer, em 1992, narra a perseguição nazista dos judeus com a história do pai do autor, Vladek.

A obra, considerada um clássico contemporâneo e um dos testemunhos mais emocionantes sobre o Holocausto, foi publicada em 30 idiomas e em russo em 2013.

"É uma das grandes obras contra o fascismo, com uma mensagem profunda e eloquente. Vendia bem e ninguém havia reclamado até agora", lamentou Varvara Gornostaieva, diretora da editora Corpus, responsável pela publicação do livro na Rússia, onde "Maus" já vendeu 10.000 exemplares.

Segundo a rádio Eco de Moscou, a decisão das grandes livrarias de interromper a venda é uma forma de autocensura por medo das represálias das autoridades. A capa do livro mostra dois ratos, que representam pai e filho, com uma suástica ao fundo e Hitler em forma de gato.

"Os funcionários esperam controles das autoridades e começaram a limpar as estantes antes das celebrações, de 9 de maio, do 70º aniversário da vitória da URSS contra a Alemanha nazista", afirmou a rádio.

Na segunda-feira, três grandes livrarias de Moscou (Biblio Globus, Moskva e Moskovski Dom Knigui) retiraram o livro de seus sites. 

As autoridades russas exercem um controle ferrenho para evitar a presença de símbolos nazistas, com direito a inspeções em antiquários e lojas de brinquedos. Uma lei aprovada em 2014 proíbe a "propaganda nazista".

Últimas notícias