PROGRAMAÇÃO

Calendário de festivais literários já tem novidades

Segundo semestre vai reunir pelo menos 10 eventos até novembro, com Bienal, Fliporto, Mostra Sesc, A Letra e a Voz e novos eventos

Diogo Guedes
Cadastrado por
Diogo Guedes
Publicado em 15/07/2015 às 5:34
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Em todos os anos, o segundo semestre costuma ser o mais movimentado para o cenário literário pernambucano. Em 2015, com a criação de novos eventos para o final do ano, será um período em que debates e lançamentos não vão parar, tanto na capital como em outras cidades. A maratona já começa em agosto, com o início da Feira do Livro do Vale do São Francisco, da Semana Sesc de Literatura Contemporânea e do novo ciclo do Círculo de Leituras, entre outros. São pelo menos dez festivais, feiras ou ciclos de debates previstos até novembro.

Alguns estão com programações definidas e a maioria deles já começa a anunciar suas primeiras atrações, os homenageados e os temas (confira detalhes ao lado). Uma das principais novidades é que o Festival Internacional de Poesia do Recife (FIP) acontecerá neste ano em setembro – nas primeiras edições, a programação era marcada para maio. “É um experimento”, conta o curador do evento, Wellington de Melo. “Queremos evitar o período de chuvas, mas também vamos ver como o FIP fica dentro do calendário.”

O festival vai trabalhar com o tema da Poesia/Ação. “A ação é entendida de uma forma ampla, não só no corpo, mas como ação política e intervenção na sociedade”, explica Wellington. “Um dos diferenciais do festival é trazer múltiplas dicções poéticas, desde uma poeta professora acadêmica americana, Juliana Spahr, até um poeta popular, sempre colocando a discussão no mesmo nível, sem relegar uma coisa a outra.”

Infográfico

A programação dos festivais literários

Das novidades, há o surgimento da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que tem início no final de agosto. Organizado pela Cepe Editora e pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), o evento tem curadoria do jornalista Evaldo Costa e anuncia parte da sua programação hoje, em coletiva de imprensa na Cepe Editora. A previsão é de contar com 120 estandes de livreiros e cerca de 180 mil pessoas circulando nos 11 dias de programação. Outro evento que estreia é a Bienal do Livro de Limoeiro, também organizada pela Andelivros. A estimativa é de atrair 50 mil pessoas ao longo da duração da feira.

TRADICIONAIS
Em outubro, um dos mais tradicionais eventos literários da cidade comemora os seus 20 anos de existência. A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco terá em 2015 uma ampla curadoria, com Schneider Carpeggiani, Alexandre Furtado, Georgia Alves, Raimundo Moraes, Cida Pedrosa e Sennor Ramos. O destaque é a confirmação da vinda do escritor cubano Leonardo Padura, autor do elogiado O Homem Que Amava os Cachorros e vencedor do Prêmio Princesa das Astúrias neste ano.

Outro dos principais eventos, a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), com curadoria literária de Mario Helio, já anunciou sete autores da sua programação. A expectativa do festival, que encerra o calendário literário do Estado, é revelar todos os seus convidados em outubro.

Já nas sua segunda edição, a Feira do Livro do Vale do São Francisco aporta em Petrolina em agosto. A expectativa é de reunir cerca de 20 mil pessoas nos três dias de programação e movimentar cerca de R$ 500 mil em negócios. Realizado em anos anteriores em Garanhuns e Pesqueira, o projeto Círculos de Leitura passa em seu terceiro ciclo por Goiana, Cabo, Arcoverde e Caruaru levando debates sobre a produção contemporânea do Estado.

Com uma programação intensa, a Mostra Sesc de Literatura Contemporânea dá destaque neste ano à relação dos quadrinhos com a literatura. O evento, programado para agosto, é o único que já teve sua programação toda divulgada, com debates com vários autores de Pernambuco e do Brasil. No mesmo mês, entre 6 e 9 de agosto, a Flipojuca realiza em Porto de Galinhas a sua terceira edição.

Últimas notícias