PROSA

Ronaldo Correia de Brito faz noite de autógrafos de O Amor das Sombras

O autor assina o novo livro de contos nesta segunda (31), na Livraria Cultura do Paço Alfândega

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 31/08/2015 às 5:40
Jorge Clésio/Divulgação
O autor assina o novo livro de contos nesta segunda (31), na Livraria Cultura do Paço Alfândega - FOTO: Jorge Clésio/Divulgação
Leitura:

As sombras da memória e das angústias cercam os personagens do escritor Ronaldo Correia de Brito no seu mais recente livro, O Amor das Sombras (Alfaguara). A obra, que reúne 12 contos, ganha o seu primeiro lançamento neste segunda (31), às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega.

Nas narrativas, Ronaldo cria personagens incomodados em meio a um mundo que veem se despedaçar – o passado – e o mundo que se impõe, em caos e sofrimento – o presente. No conto que abre o livro, Noite, duas mulheres moram dentro de uma casa convertida em um museu, enquanto pessoas esvaziam o reservatório de água do local para procurar o corpo de um casal que se acidentou fugindo. Em Bilhar, texto seguinte, Ronaldo transporta o leitor para o interior do Ceará para falar de uma casa em que o personagem José é proibido de entrar porque se relaciona com uma tabu do passado do pai.

Há contos já conhecidos, como Atlântico, sobre o fosso social recifense, e Helicópteros, com resquício na memória do conflito sírio-libanês. Até o fim de seus textos, O Amor das Sombras é um livro repleto da memória poética de Ronaldo, com uma prosa familiar, ainda que forte, para quem já conhece as obsessões e o estilo do autor.

Últimas notícias