CONVERSA

Círculo de Leituras chega a Arcoverde neste sábado (19)

Evento conta com debates com Sidney Rocha, Bruno Liberal, Raimundo de Moraes e Cícero Belmar

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/09/2015 às 6:06
Divulgação
Evento conta com debates com Sidney Rocha, Bruno Liberal, Raimundo de Moraes e Cícero Belmar - FOTO: Divulgação
Leitura:

“Para o escritor, quanto mais ele estiver associado à palavra leitura, em vez de literatura, é melhor.” A frase de um vídeo do escritor cearense radicado no Recife Sidney Rocha, um dos convidados da segunda parte do projeto Círculo de Leituras, resume bem a proposta do evento: falar da literatura, dos livros, da arte e da vida sempre por meio da importância do ato de ler. Duas mesas de conversa acontecem neste sábado (19/9) em Arcoverde, a partir das 8h, no Sesc local, com acesso gratuito mediante reserva dos ingressos.

São quatro escritores da literatura pernambucana que integram a segunda parte do evento – em agosto, quem recebeu o projeto foi Goiana. Sidney, que já está com seu novo Fernanflor nas livrarias, conversa com o autor goiano radicado em Petrolina Bruno Liberal, que publicou este ano o livro de contos o Contrário de B.. Durante a tarde, é a vez de Cícero Belmar encontrar Raimundo de Moraes. Os dois pernambucanos falam sobre a voz dos oprimidos que costumam aparecer em suas obras.

“Em Goiana, o que surpreendeu foi a articulação dos professores. A conversa mostrou aquele que é o principal tema do projeto: pensar como transformar em realidade o hábito de leitura. Ali convidamos os escritores não para fazer debates sobre literatura ou academia: o tema é a leitura”, comenta o curador do evento, Marcelo Pereira, editor deste Caderno C. As próximas paradas do projeto são Caruaru, no próximo sábado, e Cabo de Santo Agostinho, no dia 3 de outubro. “Também é legal ir para um canto e notar a movimentação literária de cidades e regiões distintas”, afirma.

Isso porque, além de organizar as mesas, o Círculo de Leituras abre espaço para a produção literária local. A partir das 16h30, o Sesc Arcoverde recebe um recital do projeto Conexões. A tarde ainda conta com uma leitura dramatizada do texto O Circo do Seu Bolacha, de Paulo Lima, encenado por alunos do Núcleo de Teatro do Sesc. A direção é de Ney Mendes. O evento ainda conta uma exposição em homenagem à obra do escritor Carlos Alberto e a exibição do vídeo composto na oficina Da Poesia ao Vídeo, ministrada por Eva Jofilsan, que traz um poema de Celina de Holanda.

Últimas notícias